relatos de montarias 2012/2013

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: relatos de montarias 2012/2013

Mensagem  GPinelas em Ter Jan 21, 2014 7:43 pm

Pois não sei dizer-te mais do que isto, Daniel. Foi assim que me foi "oferecida" também, sem mais informação adicional.

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Ter Jan 21, 2014 8:22 pm

é a mancha das arrobinhas eu tenho o calendário é muito boa de porcos essa mancha ha 2 anos foi a melhor mancha de porcos da época o ano passado a melhor mancha mista também foi do grupo amorim e foi a das sesmarias onde abati dois veados um gamo e 7 porcos nessa das arrobinhas abati 3 navalhinhas no espaço de 20 minutos e fartei-me de ouvir ladras e agarres e o navalheirão que morreu na minha armada dizimou uma matilha deixando apenas 3 cães no activo e 4 abatidos

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Ter Jan 21, 2014 8:23 pm

o ano passado na das arrobinhas vin-me embora antes do quadro de caça estar completo por isso não tenho fotos

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Ter Jan 21, 2014 8:26 pm

mancha das arrobinhas a epoca passada faltavam ainda cerca de 10 porcos da minha armada

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

nevalheiro que limpou os cães

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  MiguelSilva1991 em Ter Jan 21, 2014 11:32 pm

Eu quero uma montaria mais de veados ou gamos amigo Gilberto , gosto de atirar aqueles animais maravilhosos ... Também gostaria de experimentar uma caçada ao muflao mas isso já é outra conversa pois a oferta não e muita ...
MiguelSilva1991

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Jan 22, 2014 10:23 am

eu pessoalmente não aprecio muito as montarias de veados e gamos pois deixo esses para as aproximações pois em montaria não me da entusiasmo nenhum atirar a um animal que mal se grita para logo e e tiro ao boneco , as montarias que me encantam e as de porcos e muflões essas sim animais que dão luta e aguentam bem o tiro , mas gostos não se discutem , foi falta de falarmos miguel eu sobe de uma com gamos a cerca de uma semana que foi muito boa e era em conta 200 euros a porta com veados existe uma este sabado mas já não ah portas a mais de um mes pois as previsões e eu andei la e que se matem cerca de 40 porcos e uns quantos veados , esta 6ª vou a uma de gamos e porcos mas vou mais pelos porcos alias que gamos ate não ah la muitos mas os que tem são bons com veados tens tambem uma dia 15 de fevereiro em monfortinho , com mufloes javalis veados gamos tenho uma no fim do mês mas ainda não esta confirmada se se realiza ou não pois temos muitas javalinas paridas e não estamos para que os cães deem cabo das criações e não saquem os navalheiros da mancha

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Jan 22, 2014 11:06 am

GPinelas escreveu:Pois não sei dizer-te mais do que isto, Daniel. Foi assim que me foi "oferecida" também, sem mais informação adicional.

Abraço.

GP

Daniel
Agora lembrei-me: disseram-me também que se podiam abater veados mas que seriam cobrados á parte e a 1200 euros cada um.

Miguel
Dia 8 de Fevereiro, creio eu, o meu companheiro de caça vai ao "Matão" (tem veados...) e parece-me que ainda há postos (125 euros...)...

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Jan 22, 2014 11:09 am

dany_26 escreveu:eu pessoalmente não aprecio muito as montarias de veados e gamos pois deixo esses para as aproximações pois em montaria não me da entusiasmo nenhum atirar a um animal que mal se grita para logo e e tiro ao boneco , as montarias que me encantam e as de porcos e muflões essas sim animais que dão luta e aguentam bem o tiro , mas gostos não se discutem , foi falta de falarmos miguel eu sobe de uma com gamos a cerca de uma semana que foi muito boa e era em conta 200 euros a porta com veados existe uma este sabado mas já não ah portas a mais de um mes pois as previsões e eu andei la e que se matem cerca de 40 porcos e uns quantos veados , esta 6ª vou a uma de gamos e porcos mas vou mais pelos porcos alias que gamos ate não ah la muitos mas os que tem são bons com veados tens tambem uma dia 15 de fevereiro em monfortinho , com mufloes javalis veados gamos tenho uma no fim do mês mas ainda não esta confirmada se se realiza ou não pois temos muitas javalinas paridas e não estamos para que os cães deem cabo das criações e não saquem os navalheiros da mancha

Essa foi para os lados de Arraiolos?

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Jan 22, 2014 11:11 am

Gilberto se tem é ou porque fugiram do cercon ou porque os meteram lá lolol o ano passado morreram para ai umas 8 gamelas nessa mancha e dois ou 3 varetos de gamo veados nem o rastro lhes vi mas e possível que com a montaria de Dezembro no cercon tenham fugido alguns para essa mancha que e excelente de porcos

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Jan 22, 2014 11:12 am

GPinelas escreveu:
dany_26 escreveu:eu pessoalmente não aprecio muito as montarias de veados e gamos pois deixo esses para as aproximações pois em montaria não me da entusiasmo nenhum atirar a um animal que mal se grita para logo e e tiro ao boneco , as montarias que me encantam e as de porcos e muflões essas sim animais que dão luta e aguentam bem o tiro , mas gostos não se discutem , foi falta de falarmos miguel eu sobe de uma com gamos a cerca de uma semana que foi muito boa e era em conta 200 euros a porta com veados existe uma este sabado mas já não ah portas a mais de um mes pois as previsões e eu andei la e que se matem cerca de 40 porcos e uns quantos veados , esta 6ª vou a uma de gamos e porcos mas vou mais pelos porcos alias que gamos ate não ah la muitos mas os que tem são bons com veados tens tambem uma dia 15 de fevereiro em monfortinho , com mufloes javalis veados gamos tenho uma no fim do mês mas ainda não esta confirmada se se realiza ou não pois temos muitas javalinas paridas e não estamos para que os cães deem cabo das criações e não saquem os navalheiros da mancha

Essa foi para os lados de Arraiolos?

Abraço.

GP

sim companheiro soubeste o resultado a mim disseran-me que foi boa eu infelizmente estava de cama nao pude ir porque cheguei a ter porta marcada  Sad 

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Jan 22, 2014 11:49 am

Eu sabia...  Sad 
Também esta me foi referenciada e só não fui porque me descuidei com a nova data da sua realização. Em primeira instância, ela esteve marcada para o dia 4 de Janeiro, só que, devido ao mau tempo que se fez sentir nesse dia, não se realizou e foi adiada.
Vê lá se consegues saber o resultado.

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Jan 22, 2014 11:59 am

vou tentar saber depois digo-te mas previa-se que fosse boa

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Ter Fev 04, 2014 5:59 pm

aqui vai mais umas fotos e um relato para delicia de todos do nosso grande amigo Gilberto Pinelas

No passado dia 26 de Janeiro, entre amigos, foi novamente dia de montaria. Ou melhor dizendo: foi dia de “montarião”.

Numa mancha aberta e de rara beleza, com celeridade e mestria colocaram-se 66 postos e soltaram-se 8 matilhas de altíssima qualidade. Superiormente conduzidas, as ladras foram contínuas, os lances sucederam-se e, os tiros, do princípio ao fim da montaria, repartidos pelas armadas, ecoaram por montes e barrancos, deixando qualquer monteiro feliz e simultaneamente “nervoso” pela suposta iminência do lance.

No meu posto, o nº 53 (posto de sonho…), tive a felicidade de presenciar alguns lances a javalis protagonizados por um dos meus vizinhos (6 lances…) e de participar ativamente noutros (4 lances…). E Não fosse a forma displicente/descontraída como o meu outro “vizinho” encarou a jornada (estás desculpado Carlos Dinis. Eh eh eh...), confesso que, eventualmente, estaria perante um dos melhores postos que já tive enquanto monteiro.

Em relação á restante envolvência desta jornada, também não me surpreendeu, visto que, as pessoas, nomeadamente as locais e que organizaram o evento, são de uma dignidade e de uma simplicidade/simpatia/voluntariedade contagiante. Em suma: estão de parabéns pelo magnífico trabalho realizado e demonstrado, quer pela forma como acolhem quem os procura/visita, quer pela forma como gerem esta zona de caça e fomentam a montaria.

Para terminar, sem ter esquecido outras tantas pessoas que venho paulatinamente conhecendo e cimentando o meu respeito e a minha amizade por elas, deixo uma palavra de especial apreço para o jovem organizador desta belíssima jornada de caça maior. Pelo pleno conseguido: Parabéns, Paulo Costa!

Um abraço.

Gilberto Pinelas

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunogomes em Qua Fev 05, 2014 12:31 pm

Parabéns pela montaria , por os lançes , pela porta e pelo belissimo relato ..... soma e segue o resto é musica

brunogomes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Fev 05, 2014 6:49 pm

Obrigado, Bruno.

Este fim de semana passado houve mais. No entanto, fiquei-me pelas aproximações, o que já não foi mau. No Sábado tive um "meio lance" com um porco grande que me foi "roubado" pelos cães mas que me deixou o coração a palpitar  Sad  Very Happy ; no Domingo fui novamente fintado por um "Sr. porco" que mais parecia querer entrar num monte abandonado  Very Happy  Sad ...

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Fev 06, 2014 2:05 pm

MONTERÍAS EN EL SIGLO XXI. BALANCE DE UNA DÉCADA
Posted By Mariano on 15 diciembre, 2011

“Muchos de ustedes amigos monteros, hemos podido observar a lo largo de esta década, como el arte venatorio ha sido sufrido grandes vejaciones y humillaciones gracias al boom del ladrillo.
De la verdadera tradición montera se ha formado tan circo que cazador era todo el mundo por llevar un arma en las manos e irse el fin de semana a pegar tiros a costa del talonario sin conocer muchos de ellos la diferencia entre una bellota y una castaña.
Estos años de gracia, ha costado el trabajo y el esfuerzo de muchos años atrás donde nuestros padres mimaban la caza y el campo para poder disfrutar de ello la próxima temporada.
El dinero y la agonía por este ha provocado una comercialización de la caza de forma desmesurada, pagándose por un puesto de un año a otro más de un 800%. Y como consecuencia muchas fincas han sido arrasadas, cazándose a gatillo libre no dejando nada para los años siguientes.
Ha día de hoy, la crisis ha mermado el mercado cinegético y ahora podemos ver los verdaderos puristas que no solo han sido cazadores estos años atrás sino que lo han sido toda su vida.
El talonario se ha quedado sin fondos y las propiedades se pegan por vender su caza, caza que en algunas de ella no existe por las masacres que se han realizado años atrás, tirando el trabajo de tantas décadas en una sola temporada por un puñado de euros.
Ahora con tanta crisis se acuerdan de las grupos de amigos, peñas o sociedades para que compren su caza y a mí me hierve la sangre, te dejan tirado estos años atrás y ahora llaman a tu puerta.
Por otra parte las rehalas de perros que son el principal fundamento de la montería han sufrido el acoso por parte de las administraciones poniéndoles cada vez más trabas legales, sacando más mariconadas en normas de seguridad y bienestar animal, desinfección etc, etc

Es un gran esfuerzo y sobre todo afición que apesar de todo ello sigan muchas de ellas hacia delante, porque como todos sabéis, las rehalas están mal pagadas, tienen un trato discriminatorio en muchas monterías y todo el mundo opina de ellas sin tener ni idea del sacrificio que tiene mantener los 365 días del año a los canes.
En mi opinión sigo diciendo que más tarde que nunca nos acordaremos de ellas, porque si la cosa no cambia vamos a tener que ir con cacerolas al monte.
Para terminar creo que apesar de ser purista en el arte de la caza, hay monterías donde la educación se ha perdido y la discriminación continua.
En algunas de ellas ves como las corbatas comen en el salón de la casa mientra que los secretarios están en la puerta del cortijo y las rehalas también.

Pienso y denuncio que esto no puede continuar en pleno siglo XXI, una jornada de caza es para compartirla con todos los presentes desde el comienzo de la misma con el desayuno y las migas hasta el final del día sin hacer diferencias de clase y poder social.

Yo desde mi atalaya continuaré observando el transcurso de la montería y hasta el toque de las caracolas seguiré sentado debajo de una encina viendo los hermosos atardeceres de mi querida Andalucía.”

Um pensamento, uma opinião oportuna, sensata, e que traduz verdadeiramente a atividade monteira nos dias de hoje. Em Espanha e em Portugal, não esqueçamos.

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Fev 11, 2014 4:43 pm

Montaria do Sobral

Data – 01-02-2014
Organização – Sr. João Alves
Local – Herdade de Porches
Tipo de zona de caça – Turística
Preço do posto – 75 euros
Tempo – Frio, vento e sol
Postos – 44 (42 + 2 postores)
Matilhas – 8
Tiros - +- 50
Resultado – 11 javalis (6 + 5 pequenos agarrados pelos cães)

No passado dia 2 de Fevereiro de 2014, mais uma vez, foi dia de montaria junto aos arrozais…

Quiçá pelo sucesso alcançado na denominada “montaria dos arrozais” realizada no passado dia 4 de Janeiro junto a “São Bento”, a comunidade monteira não se fez rogada á “chamada” e a mancha do “Sobral” foi monteada…

É certo e sabido que, no âmbito das montarias, cada mancha é um “mundo” e, como tal, cada mancha tem um timing próprio para ser monteada. Neste caso, mesmo tendo sido reajustada pelo facto de terem surgido uns dias de sol e os porcos terem procurado uns encames adjacentes, na minha opinião, e até porque tive a oportunidade de acompanhar a evolução da mesma, o jovem organizador, mesmo assim, fez bem pô-la á prova. Contudo, nem sempre as coisas decorrem de acordo com o previsto/delineado e, em dois dos supostos “melhores panos”, acabou por cair a nódoa. Inexplicavelmente, duas das matilhas presentes “deslumbraram-se” com o “passeio” e, na minha opinião, acabaram por influenciar o desfecho desta jornada de caça maior. Sinceramente não esperava esta postura e considero que foi extremamente lesiva e sobretudo desnecessária. No fim, ajustaram-se as propinas…

Das restantes matilhas, de salientar o bom e árduo trabalho executado pela matilha “Corte Chã” que vem cimentando/consolidando dia após dia o seu bom estatuto; o bom trabalho da reaparecida matilha “Cascavel”, e a forma como cumpriu também a matilha de “Grândola”.

Bom, excetuando este pormenor, este percalço acima descrito, a montaria, na minha opinião, cumpriu. E não fosse ainda o desacerto de alguns monteiros, o quadro de caça poderia ter sido melhorado. Exemplo disso, foram vários os javalis atirados na minha armada logo no inicio da jornada, mais concretamente nos postos 33, 34, 43, 44, 45, 46, 47 e 49, não sendo um único abatido; Na “armada da várzea” os postos 5, 7, 21 e 23 também atiraram sem cortar “pêlo”. Enfim, montarias com caça brava é mesmo assim…

Dito isto, resta-me apenas fazer referência mais uma vez á forma dedicada e simpática como a família Alves continua a receber quem os procura, ao bom ambiente sempre gerado em torno destas edições monteiras, e ao menu, uma “vitela á caçadora” que aconchegou os estômagos de quem lá esteve, e que, por sinal, estava deliciosa. Ainda antes do regresso a casa, os animais caçados foram equitativamente repartidos por quem os quis levar…

Em suma: Um dia bem passado no campo, mais uma montaria realizada, mas, em futuras edições, a ser melhorada/reajustada. No entanto, pelo empenho e pelo esforço demonstrado pelo Sr. João Alves para que tudo decorresse da melhor forma e agradasse a quem o procurou, deixo aqui o meu voto de confiança a este jovem organizador, repito, e uma palavra de alento para que continue a melhorar e a proporcionar-nos estas divertidas jornadas. Força!

Gilberto Pinelas

Quadro parcial de caça:
Posto 42:
Posto 42:
Matilha "Trinca Bufalos"
Matilha "Cascavel"
Matilha "de Grandola"
Matilha "Bord'água"
Matilha "Cascavel"
Matilha "da Corte Chã"
"Junta"
Preleção do capitão de montaria

PS: Sábado há mais... Very Happy cheers
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Qua Fev 26, 2014 9:39 am

Andas em altas nos porcalhotos...

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  girafa em Qua Fev 26, 2014 11:19 pm

Bem... eu para despedida fui a um gancho realizado na ZCA Rio Corona.
De inicio esperavam-se mais malta para conseguirmos cercar a mancha completa mas como eramos poucos tivemos de ajustar as postas e reduzir um pouco a mancha.
Resultado cinegético foram 2 porcos (um navalhinhas e outro já maior de idade).
Foram poucos porcos mas as espectativas tambem não eram mto grandes visto que a malta era pouca e a mancha grande e haviam la mais porcos certamente.
Valeu belo excelente convivio que se vive naquela associação e um bom almoço de carne assada e bem regada!
Para o ano há mais!

girafa

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Fev 27, 2014 11:46 am

"Gancho do Arapouco"

Data – 01-02-2014
Local – Herdade do Arapouco
Preço do posto – 75 euros
Tempo – Céu encoberto com chuviscos e sol
Postos – 22
Matilhas – 2
Tiros - +- 30
Resultado – 8 javalis

No passado Sábado, dia 15 de Fevereiro de 2014, entre amigos, foi novamente dia de montaria junto aos arrozais...

Confesso que tinha muita esperança que esta jornada nos proporcionasse um dia redobradamente agradável pelo facto de o organizador nos últimos dias ter decidir realizar dois ganchos em vez de um inicialmente previsto, tanto mais, sabendo eu o que por lá andava e onde se acamava. Todavia, há sempre quem se regozije com a desgraça alheia e uma das manchas foi forçada a dar um zero redondo para amargo de boca de alguns dos presentes. Mais curioso é que foi exatamente aquela que, na minha singela opinião, tinha verdadeiramente mais porcos, mas também se encontrava mais distante da “casa da guarda”. “Acredito que tenha sido mera coincidência”. No entanto, serviu de emenda, serviu de aprendizagem e, presumo que, em edições futuras, tudo seja diferente para melhor.

Bom, o primeiro gancho foi animado e, apesar de nem todos os postos provarem a sorte, é normal, os porcos escolheram a dedo os pontos de fuga e a “marteleirice” veio á tona. O posto 28 falhou três; o posto 14 falhou dois; o posto 15 falhou um; o posto 35 não quis molhar as botas, matou um mas outros lhe passaram sem os ver, etc, etc. No meu posto, o 34, plantado na borda de um restolho de arroz junto ao Sado, ficou um, uma porca velhíssima, por sinal, o javali mais feio que cacei até hoje. Um javali de “peluche” (risos…) tal a abundância e o comprimento das suas cerdas negras como carvão.

No segundo gancho a “coisa” decorreu mal como já referi, a mancha estava despejada e o contentamento adquirido no primeiro desvaneceu-se um pouco para alguns, nomeadamente para aqueles que não provaram sorte. Contudo, a montaria não terminou com o sucedido forçado/inesperado, convém novamente sublinhar, e o ultimo terço da mesma foi cumprido de uma forma natural através da recolha dos porcos, composição do quadro de caça, repartição equitativa dos animais abatidos pelos presentes, com um excelente almoço (sopa de legumes, migas com carne do alguidar, vinho tinto, sumos, pudim de pão, café e um cheirinho… risos ) e, para terminar, como não podia deixar de ser e com os resistentes, uma animada e bem disposta tertúlia onde se contaram lances, histórias e até algumas mentirolas (risos…).

Dito isto, resta-me mais uma vez agradecer á família Alves pela forma como nos recebeu novamente em sua casa, sempre com boa disposição, atenção e dedicação, mas também aos seus colaboradores, nomeadamente ao Sr. Fernando Patulo, ao Sr. José Francisquinho e ao Sr. Romão que, com a sua cativante simplicidade, tornam-nos em qualquer lugar pessoas desejáveis.

Em último lugar, uma palavra de apreço para o jovem organizador, o grande mentor e impulsionador destas agradáveis/divertidas jornadas de caça maior junto aos arrozais: Parabéns e obrigado, João Alves.

Gilberto Pinelas

GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Fev 27, 2014 2:04 pm

“Gancho de São Lourenço”

Data – 25-02-2014
Organização – Sr. Paulo Costa
Local – São Lourenço
Preço do posto – divisão de despesas (35 euros)
Tempo – Céu encoberto
Postos – 24
Matilhas – 2
Tiros - 35
Resultado – 10 javalis

Na passada Terça-feira dia 25 de Fevereiro de 2014, para encerrar a época com esta “peña” de amigos, foi novamente dia de gancho…

Sem quaisquer preocupações e ou responsabilidades no que diz respeito ao estado em que se encontrava a dita mancha com cerca de 90 hectares, o mentor desta jornada, a preceito e com mestria, “aprisionou-a” com 24 postos e soltou-lhe em cima 2 matilhas. E que belíssimas matilhas…

Os cães abriram bem e não tardaram a encontrar os porcos que, segundo me pareceu, estavam acamados em conjunto e no centro da pequena mancha. As ladras não despegaram e, repartidos pelas armadas, os tiros foram-se escutando ao longo da jornada.

Como sempre acontece, nem todos os postos atiraram e ou “cortaram pelo”, foi o meu caso e mais cinco deles. No entanto, considero-me um privilegiado pelo facto de ter avistado quatro javalis, com um destes a mostrar-me magistralmente como se sobrevive a uma invasão canina. O javali é um animal espetacular. Mesmo assim, dos vinte e quatro postos, só seis não atiraram….

Acabámos cedo e não foi necessário o rigor praticado nas montarias comerciais onde existe essa responsabilidade. Carregaram-se os animais caçados numa “pickup”, plantamo-la á porta do restaurante, almoçámos, conversámos, dividimos a “bicharada por todos, divertimo-nos á grande. Uma excelente jornada de caça maior. Parabéns a todos sem exceção, com especial relevo para o “culpado” de tudo isto ter acontecido, o Paulo Costa.

Gilberto Pinelas

GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  JMA em Qui Fev 27, 2014 4:35 pm

Foi uma jornada muito engraçada. Foi pena "alguns marteleiros" que não seguraram os porcos como era suposto eheh

Calhei numa das portas supostamente mais fracas, mas, e como a caça é sempre imprevisível, tive oportunidade de ver 4 porcos e atirar a 1.

Houve uma constante de ladras durante toda a manhã, quase toda a gente atirou (alguns mais do que 1 vez), toda a gente se divertiu e às 14h estávamos todos sentados a almoçar.

Foi um dia muito bem passado!

Parabéns às matilhas e a toda a organização, em especial ao Paulo Costa.

Abraço

JMA

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Seg Mar 03, 2014 6:39 pm

Ate nisso tem sorte, pra mim ja acabou e sei que, agora ha tordos! Raioossss Sad

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 10, 2014 12:58 pm

“Montaria da Lolita”

Data – 28-02-2014
Local – Herdade de Porches
Preço do posto – 40 euros (35 postos) e convidados (20 postos)
Tempo – Céu nublado com abertas e sol
Postos – 55
Matilhas – 6
Tiros - +- 20
Resultado – 3 javalis (1 navalheiro, 1 navalhinhas e 1 machorra) e 1 cerva

Na passada Sexta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2014, foi novamente dia de montaria junto aos arrozais...

Confesso que encarei este dia, esta jornada monteira com um misto de grande satisfação e de alguma inquietação face à alteração do plano inicialmente previsto para o encerramento da época monteira. E, infelizmente, não me inquietei por acaso, pese embora o pequeno episódio desagradável e desnecessário surgido no cair do pano, não ter conseguido beliscar o meu dia, a minha jornada, assim como, no meu entendimento, de quem teve a simpatia, a amabilidade de me convidar para ali estar.

De acordo com as pretensões do organizador, do Sr. João Alves, visando objetivamente um dia de salutar convívio como se “impunha” no último dia de caça, a dita jornada, sem quaisquer tipos de compromisso a não ser com as despesas relacionadas com as matilhas convidadas, esta, inicialmente, era para ser realizada apenas e tão só para um grupo restrito de pessoas, por sinal aquelas que ao longo da época que agora findou, o procuraram e com ele caçaram. E caçou-se bem e muito, sempre envolto num extraordinário ambiente e respeito recíproco. No entanto, não quis o destino que assim fosse e, muito próximo da data referida, inesperadamente, diga-se, surge uma proposta para cedência de uma mancha, surge um acordo para ser monteada em parceria e o “plano caseiro original” acabou por morrer na praia.

Como estive presente na dita jornada e o mundo, o nosso mundo, melhor dizendo, é cada vez mais pequeno e amanteigado, quer na acessibilidade da informação, quer nas mentalidades das pessoas, algumas pessoas, para ser mais concreto, os ecos da jornada não tardaram e as atoardas soaram. Na minha opinião, desnecessariamente e inusitadamente, repito, tanto mais quando todos sabiam ao que iam e porque iam.

Ocupados 55 dos 60 postos (20 da “casa”, 35 oriundos do parceiro…) marcados na mancha a caçada realizou-se normalmente. Alguns matilheiros trabalharam bem, outros nem tanto; as “ladras” aconteceram, outras ficaram pela intenção; atirou-se a javalis e veados; houve falhanços, outros acertaram; ouve ação, aconteceu montaria e ninguém se aleijou. Pena tenho das perdizes que ficaram sem comida durante alguns dias devido á “mudança” dos comedouros. Isto sim é preocupante. Todavia, nem sempre estas coisas são do agrado de todos, decorrem da forma como os intervenientes pretendem, querem e ou sonharam, e, pós montaria, numa franja monteira presente, pareceu-me instalar-se um certo “mal-estar”. Sinceramente não sei porquê, tanto mais que, apenas um dos elementos do grupo da “casa”, onde me incluía, teve um lance, atirou e matou um porco, e que, por sinal, até fui eu. O resto do grupo (organizador, postores e restantes convidados/clientes), não tiveram lances e muito menos atiraram. No entanto, nunca ninguém esboçou um gesto de desagrado e ou mal-estar, mantendo-se uma postura digna e de salutar convivência como se pretende nestas ocasiões, tanto mais quando se encerrava uma época e o que as pessoas menos desejam nestas ocasiões, são “guerreias” desnecessárias, inadequadas e completamente absurdas.

Já no cair do pano, houve alguém que não pensou assim e muito menos se portou assim e o verniz estalou. Volto a dizer que, desnecessariamente, inusitadamente e sem razões para que tal acontecesse. As contas eram fáceis de fazer: 35 postos a 20 euros cada um = 700 euros…  

Bom, a bem da verdade que é sempre desejável em quaisquer circunstâncias, mas não querendo aqui desempenhar em simultâneo “o papel do advogado do diabo”, até porque tive a oportunidade de acompanhar (antes e depois…) quase em tempo real a evolução do dito processo, por ambas as partes, convém sublinhar, era sabido, foi dito e ficou estabelecido por mútuo acordo o seguinte:

- A organização (marcação dos postos, acolhimento, meios de transporte para colocação e retirada dos postos e outros aspetos logísticos…) seria da responsabilidade da “casa”.
- Não seria servido pequeno-almoço nem tão pouco almoço. Contudo, caso alguém quisesse levar farnel, independentemente da sua proveniência, poderia utilizar as instalações da herdade, como o fizemos nós (20 postos…) em boa hora.
- A caça abatida por cada grupo seria dividida equitativamente e a “granel” (animais por desmanchar) por cada um deles.
- Por cada posto oriundo ou da proveniência do parceiro (Sr. matilheiro…) seriam cobrados 40 euros pelo organizador.
- O organizador pagaria 20 euros ao parceiro (Sr. matilheiro…) por cada posto por si angariado.
- As matilhas presentes seriam 6 (2 escolhidas pelo organizador e as restantes 4 pelo parceiro).
- As propinas das 2 matilhas da responsabilidade do organizador seriam pagas diretamente por este. As propinas das matilhas da responsabilidade do parceiro (Sr. matilheiro…) seriam pagas pelo mesmo.
- A mancha designada para o efeito já tinha sido monteada esta época.
- A mancha não tinha sido tratada/cevada para o efeito, logo, o que por lá andava, era desconhecido.  
10º - A mancha escolhida seria armada com 60 postos (caso existissem…), dos quais, 20 pertencentes á “casa” e os restantes supostos 40 pertencentes ao parceiro (Sr. matilheiro…).
11º - A designação dos locais da solta das matilhas era da responsabilidade da organização.
12º - A recolha dos animais abatidos seria feita pela organização e o quadro de caça constituído junto ao monte da herdade, assim como a divisão dos mesmos.
13º - Durante o sorteio e a pedido de um grupo de pessoas/monteiros oriundos do parceiro (Sr. matilheiro…) um punhado de postos junto á parte baixa da mancha e de difícil acesso por causa do alagamento das terras, a pedido destes, repito, não foi sorteado e atribuído aos mesmos, sem que alguém dos restantes presentes obstasse tal procedimento.

Dito isto, feita a narrativa dos factos, gostaria de acreditar que o sucedido não tenha passado de um mal-entendido, quiçá por algum pormenor que não tenha sido esmiuçado e ou dado a conhecer atempadamente aos respetivos pares, nomeadamente aos provenientes do Sr. matilheiro, dado que, no grupo onde me encontrava, todos nós, sabíamos ao que íamos e porque íamos, repito. Uma coisa é certa: com ou sem razão, na minha opinião sem razão, diga-se, quando se está em casa de alguém, tanto mais pela segunda vez, numa segunda oportunidade e não tendo sido feliz por culpa própria logo na primeira em que esteve presente, convém sublinhar também, o mínimo que se exigia nesta condição era, no mínimo, uma postura completamente inversa á revelada. Bem sei que ninguém de nós está a salvo de uma situação ou outra de discordância, mas quando existem assuntos pendentes e ou remanescentes de opiniões divergentes, não é por se elevar a voz, se aventar alguns impropérios e fazermos ameaças que os assuntos e ou as questões se resolvem. Antes pelo contrário.

Bom, para terminar, até porque a “conversa” já vai longa, confesso que não era este cenário que idealizei para encerrar a época monteira entre amigos, mesmo tendo sido bafejado mais uma vez pela sorte num lance magnífico com um “javali teleguiado” (risos…), num posto encerrado como tanto gosto e que para muitos bastaria para se sentirem bem com a montaria. Mas como não sou assim e assim serei até morrer, tenho por hábito “tomar algumas dores”, nomeadamente de quem me trata bem e me respeita, em suma: de quem gosto. E neste caso, como gostei da forma como fui recebido e tratado nesta casa gerida pela família Alves (João, Sr. Joaquim e Dona Isabel), seus amigos e colaboradores (Nuno, Paulo, Eng.º Ricardo Paiva, Sr. Florindo, Sr. José Francisquinho, Sr. Fernando Patulo, Sr. Romão…), mas também pela época de caça que me proporcionaram e pelos momentos maravilhosos que ali passei, nomeadamente com o meu filho, Luís Nunes e Zé Manel, sempre no maior respeito, educação, atenção, seriedade, amizade e companheirismo, resta-me apenas dizer que não poderia deixar de expressar aqui a minha opinião sobre o sucedido e endereçar-lhes apenas uma palavra: Obrigado!

Gilberto Pinelas

GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Seg Mar 10, 2014 7:30 pm

O cmainho que a caça levou, do negocio, leva a que quem por norma, grita e bate no peito em ser defensor da caça e costumes, são aqueles que mais asneira fazem e mais sujam o bom nome e costume da caça.

Infelizmente, matilheiros desses, ha muitos!

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: