relatos de montarias 2012/2013

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: relatos de montarias 2012/2013

Mensagem  dany_26 em Qua Mar 13, 2013 3:19 pm

obrigado amigão Wink

parabéns também a ti sei que te tens andado a safar tenho visto algumas fotos no face do Luis Wink

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 13, 2013 3:50 pm

Não é bem safar, é mais uma coisa do género: caçar mais e preocupar-me cada vez menos com m#"@=s que só me fazem perder tempo e aos outros não interessam...

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  MiguelSilva1991 em Qua Dez 18, 2013 8:59 am

Caro colega dany sabe quando é a montaria na herdade do monte da ribeira ?
MiguelSilva1991

Ver perfil do usuário

Mensagem  Cardoso74 em Qua Dez 18, 2013 7:55 pm

Caro Danny, se possivel gostaria de saber qual o calibre que utiliza na carabina dos videos. Laughing 

Cardoso74

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Dom Dez 22, 2013 9:53 pm

MiguelSilva1991 escreveu:Caro colega dany sabe quando é a montaria na herdade do monte da ribeira ?

boas amigo penso que este ano não será feita

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Dom Dez 22, 2013 9:54 pm

Cardoso74 escreveu:Caro Danny, se possivel gostaria de saber qual o calibre que utiliza na carabina dos videos. Laughing 

é uma 30-06

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  MiguelSilva1991 em Dom Dez 22, 2013 10:34 pm

Ok caro amigo Dany ... Se por acaso se realizar comunique me
MiguelSilva1991

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Dez 23, 2013 2:15 pm

Ao contrário de alguns que foram á “montaria do Natal” e que ficaram surpreendidos pela ausência das “renas”, no Domingo passado, dia 22 de Dezembro de 2013, sabendo perfeitamente para onde ia, com quem estaria e para o que ia, foi novamente dia de gancho aos javalis. Em abono da verdade, nada me surpreendeu e, o dia, a jornada de caça, não poderia ter decorrido melhor. Foi fantástico em todos os aspetos. Parabéns a esta pequeno Grande grupo de pessoas, e refiro-me a todos sem exceção, pela sua humildade, hospitalidade, educação, companheirismo, trabalho e organização demonstrada.
Obrigado a todos pelo excelente dia que me proporcionaram.

O meu posto...
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Navalheiro abatido no posto vizinho...
O felizardo, Amigo e Companheiro Luís Nunes...
Um grupo fantástico onde não faltou um jovem representante da nobreza lusa...
O "culpado" e organizador desta belíssima jornada de caça maior...

Abraço a todos e Boas Festas!

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Seg Dez 23, 2013 10:11 pm

Andas de gatilho quente... continuação amigo!

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Jan 06, 2014 12:29 pm

"Montaria dos Arrozais"

Data – 04–01-2014
Organização – Sr. João Alves
Local – Herdade de Porches
Tipo de zona de caça – Turística
Preço do posto – 100 euros
Tempo – Chuva, vento e frio
Postos – 49 (46 + 3 de postores)
Matilhas – 7
Tiros - +- 90
Resultado – 23 javalis (19 + 4 pequenos/bácoros agarrados pelos cães)

Não fosse a falta de palavra de um vizinho, a desistência de duas matilhas (uma por vontade própria e outra por motivos de doença do matilheiro) e o péssimo temporal (vento forte, chuva e frio…) que se fez sentir durante todo o período de tempo em que se realizou a montaria e que condicionou de sobremaneira toda a dinâmica da mesma, posso afirmar que o sucesso alcançado poderia ter sido redobrado.

Nos aspetos a salientar, há que sobrevalorizar e dar os parabéns a todos aqueles (organizador, monteiros, matilheiros, postores e guias) que se submeteram a esta provação da natureza e aguentaram estoicamente que a montaria se realizasse. De facto esta montaria não foi de todo para “meninos e ou calçadores de alcatifa” como é hábito dizer-se, mas sim para caçadores a sério. Parabéns a todos pela postura e desempenho demonstrado. Contudo, quiçá por defeito meu, penso também que, em futuras edições, alguns pequenos aspetos, nomeadamente de logística e mera estratégia, poderão ser ainda melhorados no intuito de se satisfazer ainda mais quem procure montear junto deste jovem organizador.

Para concluir este capítulo da minha apreciação dos factos, não ficaria bem com a minha consciência se não fizesse também menção acerca da amabilidade, disponibilidade e simpatia demonstrada pela Sra. Isabel e Sr. Joaquim, pais do jovem organizador. Obrigado.

Do meu posto, o nº 1, supostamente o mais altaneiro, o mais exposto as agruras do tempo e o mais fraco da dita jornada monteira, apesar de não ter conseguido avistar uma “cerda” (risos…), nem tão pouco sentir o “pulso” da caçada (tiros, ladras, agarres…) devido á intempérie, repito, fica o agradável registo de ter comigo o meu filho, o João Maria que, contrariamente ao que eu temia, tal como os restantes participantes, conseguiu aguentar as adversidades sempre bem-disposto/motivado, isto sem largar um único queixume, chegando mesmo a incentivar-me (risos…). Logo após o término da caçada, não se fez rogado e ainda teve ânimo para ir recolher porcos e participar na composição do respetivo quadro de caça. Está no bom caminho…

Em relação ao quadro de caça obtido e ao invés da agradável surpresa logo pela manhã junto ao “Monte de Arapouco” quando conseguimos ver uma coluna de carros parada para que um javali pudesse vagarosamente atravessar a estrada, fica o “amargo de boca” pelo facto de, no mesmo, não figurar pelo menos uma “boca” para abrilhantar ainda mais o mesmo. Foi pena que os postos mais baixos junto ao arrozal, quase no final da montaria, não conseguissem segurar um suposto navalheiro que, arriscadamente, se aventurou no arrozal alagado, mais parecia o pantanal, e tivessem deixado que o comensal o percorresse em toda a sua largura e atravessasse o Sado a nado, pondo-se a salvo na outra margem. Fica para semental (risos…).

Dito isto, resta-me reiterar novamente os meus parabéns ao Sr. João Alves, nomeadamente por ter acreditado na realização desta montaria, mas sobretudo pelo facto de não ter caído na tentação de se socorrer do “camião” que, outrora, já por aqui andou e ajudou alguns a receber “louros” indevidos. Enfim, há gostos para tudo, é certo, mas nada se compara á caça brava…

Conclusão: uma montaria a considerar no calendário de montarias e para eu participar numa futura edição…

Gilberto Pinelas

Última edição por GPinelas em Seg Jan 06, 2014 4:43 pm, editado 3 vez(es)
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  JMA em Seg Jan 06, 2014 2:56 pm

Obrigado Gilberto

Abraço

JMA

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Jan 15, 2014 6:51 pm

Tenho uma dúvida...  Very Happy 
Alguém me sabe dizer se a utilização de zagalotes é proibida no exercício de um ato de caça maior Question 
Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Jan 15, 2014 6:57 pm

JMA escreveu:Obrigado Gilberto

Abraço

João, quando é a próxima?

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Jan 15, 2014 8:40 pm

GPinelas escreveu:Tenho uma dúvida...  Very Happy 
Alguém me sabe dizer se a utilização de zagalotes é proibida no exercício de um ato de caça maior Question 
Abraço.

Gilberto Pinelas

ehehe mau nã me digas que já te deparaste ai com uma clandestinidade dessas lolol ?

não só são proibidos na caça como são proibida a sua venda e detenção ou transporte

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Jan 16, 2014 9:57 am

Normas da Montaria

1 - Na deslocação para o posto, deverá guardar-se o máximo silêncio, a arma descarregada e dentro da respetiva bolsa, seja a pé ou em viatura.
2 - É expressamente proibido utilizar zagalotes; apenas poderá atirar com bala, seja com arma de cano liso ou estriado.
3 - Ao chegar ao posto que lhe foi designado, considere-se em ato de caça, salvo indicação em contrário da organização.
4 - Como principio a “ dobragem de postos “não é permitida. A presença de duas pessoas no posto, obriga a levar apenas uma arma.
5 - Ao chegar ao seu posto mostre-se claramente, mas em silêncio, aos ocupantes dos postos vizinhos, referenciando simultaneamente as suas posições.
6 - Respeite o campo de tiro dos outros, não cortando as reses e deixando cumprir (entrar) a caça.
7 - É expressamente proibido atirar a reses que tenham cães muito próximo ou em agarre, tornando-se o Monteiro responsável pelos danos causados por incumprimento desta regra.
8 - Não atire a um animal que não esteja perfeitamente visível e identificado.
9 - Evite atirar muito longe; as probabilidades de êxito são pequenas e o perigo aumentado. Certifique-se que, na trajetória de tiro não porá ninguém em perigo
10 - Não saia do seu posto. Se o tiver de fazer por alguma razão muito especial faça-o na máxima segurança e mostrando-se aos companheiros.
11 - O abate de fêmeas seguidas de farroupo ou listados é interdito. No caso de cervídeos é proibido atirar a fêmeas ou varetos.
12 - O corte do troféu na mancha, durante ou no final da Montaria não é permitido.
13 - No caso de dois ou mais Monteiros terem atirado ao mesmo animal, o troféu pertence a quem lhe fez sangue em primeiro lugar. Qualquer duvida surgida será resolvida pelo Diretor de Montaria, de preferência no próprio local, sendo a sua decisão inapelável.
14 - O pistear um animal ferido é, em primeiro lugar, da responsabilidade do Monteiro. Caso o não faça, dificilmente poderá depois reclamar o respetivo troféu.
15 - É dever do Monteiro, tentar rematar uma rês que esteja a ser agarrada pelos cães, perto do seu posto e na ausência do matilheiro. O remate, nestas circunstâncias deve ser feito com faca e nunca com arma de fogo
16 - È dever do Monteiro assinalar as reses abatidas no final da Montaria de modo a facilitar a sua posterior recolha.
17 - No final da Montaria assinalado ou não através de morteiro, não deverá abandonar o seu posto, devendo fazê-lo apenas e quando o postor da sua armada o vier recolher.
18 - Deixe o seu posto como o encontrou, ou seja, limpo
19 - Durante a caçada é proibido o uso de telemóveis
20 - Por decisão da Organização da Montaria ou do seu Diretor poder-se-ão alterar algumas das normas anteriores, nomeadamente o nº 2, 3, 11 e 12

Decreto-Lei nº 2/2011 de 06-01-2011
ANEXO - (a que se refere o artigo 10.º) - Republicação do Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto
CAPÍTULO VI - Exercício da caça
SECÇÃO IV - Auxiliares e meios de caça

----------
Artigo 79.º - Armas de fogo
1 - No exercício da caça apenas podem ser utilizadas as armas de fogo classificadas, nos termos da lei aplicável, como armas de caça.
2 - As armas semiautomáticas, que correspondem às armas de fogo que se recarregam automaticamente por ação do disparo, apenas podem ser utilizadas no exercício da caça quando estejam previstas ou transformadas de forma que não possam comportar mais de três munições.
3 - No exercício da caça com armas de fogo é proibido o uso ou detenção de:

a) Cartuchos carregados com múltiplos projéteis de diâmetro superior a 4,5 mm, vulgarmente designados por zagalotes;
b) Na caça às espécies de caça menor, cartuchos carregados com um projétil único, vulgarmente designado por bala;
c) Na caça às espécies de caça maior, cartuchos carregados com múltiplos projéteis, vulgarmente designados por chumbos.

4 - No exercício da caça com armas de fogo, os caçadores devem recolher os cartuchos vazios após a sua utilização.
5 - Fora do exercício da caça ou de atividades de carácter venatório apenas é permitido o transporte de armas de fogo legalmente classificadas como de caça quando descarregadas e acondicionadas em estojo ou bolsa.
6 - O disposto no número anterior não é aplicável às deslocações entre locais de espera desde que a distância entre eles não exceda 100 m.
7 - Excetua-se do disposto na alínea b) do n.º 3 a caça às raposas e saca-rabos, durante as montarias e batidas de caça maior realizadas em terreno ordenado, em que é permitido o uso de bala.

Início de Vigência: 11-01-2011

Pois é, Daniel, que análise e ou conclusões podemos retirar disto?

Abraço.

Gilberto Pinelas

Última edição por GPinelas em Sex Jan 17, 2014 10:35 am, editado 9 vez(es)
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  JMA em Qui Jan 16, 2014 10:54 am

GPinelas escreveu:
JMA escreveu:Obrigado Gilberto

Abraço

João, quando é a próxima?

Abraço.

Gilberto Pinelas

Bom dia Gilberto,

As manchas neste momento estão a ser preparadas com o intuito de realizar uma montaria no inicio de Fevereiro, mas sem a data definida ainda.
Assim que tiver uma data fechada ligo-lhe a avisar.

Abraço

JMA

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Jan 16, 2014 11:12 am

Bom dia, João.
Ok. Fico então a aguardar a data. Obrigado.

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Sex Jan 17, 2014 7:15 pm

Gilberto, boa partilha!

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Cardoso74 em Seg Jan 20, 2014 11:47 am

dany_26 escreveu:
GPinelas escreveu:Tenho uma dúvida...  Very Happy 
Abraço.

Gilberto Pinelas

ehehe mau nã me digas que já te deparaste ai com uma clandestinidade dessas lolol ?

não só são proibidos na caça como são proibida a sua venda e detenção ou transporte

Este fim de semana estive numa montaria, que um dos cães foi ferido numa pata e , segundo o matilheiro era um tiro de zagalote Embarassed .

Cardoso74

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Seg Jan 20, 2014 4:15 pm

a pedido do amigo Pinelas aqui vai mais uma foto e mais um relato

Sábado passado, á semelhança de outras edições, foi novamente dia de gancho junto aos arrozais…
Apesar de não ter participado nesta “pequena” jornada monteira por motivos de ordem familiar, as expectativas criadas em torno desta concretizaram-se e, mais uma vez, quem por lá esteve, divertiu-se. Com 15 postos, 2 matilhas e 33 tiros registados, foram cobrados 4 porcos. E não fosse o desacerto, o desempenho perdulário de alguns monteiros, o desfecho poderia ter sido outro e o quadro de caça enriquecido. No entanto, a caça é isto mesmo, mas o que fica para a história é mais uma jornada de caça maior positiva, cujos intervenientes, sem exceção, estão de parabéns.

Abraço.

Gilberto Pinelas

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Jan 20, 2014 4:19 pm

Obrigado, Daniel.

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Jan 20, 2014 4:53 pm

Na sua condição podem não ser reconhecidos “internacionalmente” como outros supostamente são, quiçá pelo simples facto de nunca lhes ter sido dada a oportunidade de se mostrarem um bocadinho mais nestes palcos. No entanto, pelo que tenho assistido através da sua dedicação, profissionalismo, empenho e resultados obtidos enquanto matilheiros e ou pessoas, deixo aqui um reparo de mérito e credibilidade para estes homens e respetivas matilhas (“Corte Chã” e “Trinca Búfalos”).

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  MiguelSilva1991 em Ter Jan 21, 2014 6:09 pm

Ninguém sabe de montarias boas ao veado ?
MiguelSilva1991

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Jan 21, 2014 6:31 pm

Miguel

Veados, veados, não sei, mas há quem diga que foi a uma muito boa no passado fim de semana na "Fonte feia" onde era imperativo um desbaste/massacre ás cervas. Laughing Sad Laughing Sad ...
Agora a sério:
Herdade do Peral, javalis e gamos, 400 euros o posto, dia 27 deste mês.

Abraço e espero ter ajudado.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Ter Jan 21, 2014 7:38 pm

GPinelas escreveu:Miguel

Veados, veados, não sei, mas há quem diga que foi a uma muito boa no passado fim de semana na "Fonte feia" onde era imperativo um desbaste/massacre ás cervas. Laughing Sad Laughing Sad ...
Agora a sério:
Herdade do Peral, javalis e gamos, 400 euros o posto, dia 27 deste mês.

Abraço e espero ter ajudado.

GP

eh alto lá essa não será a mancha das arrobinhas companheiro ?

e que a mancha das sesmarias que é a mancha melhor de veados e gamos do peral foi feita em dezembro e foi 2200 euros com cupo de dois veados dois gamos e javalis livres

a das arrobinhas e mancha para dar uns 30 porcos mas gamos e fraquita quanto muito meia duzia de gamelas companheiro eu conheço as manchas pois sou cliente do srº Espadinha , agora de porcos o ano passado matei 3 e so na minha armada morreram 16 porcos e um navalheirao

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: