relatos de montarias 2012/2013

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: relatos de montarias 2012/2013

Mensagem  Jmendes em Seg Dez 03, 2012 12:29 am

Este fim de semana optei pela caça maior e fui a uma montaria na Bemposta. Era uma coisa penquena apenas com uma matilha e a mancha resumia-se a um vale com muito mato onde passava um ribeiro formando uma mancha estreita mas comprida, com um total de 40 portas, e segundo o organizador teria muitos encames. Na verdade estaria lá apenas uma boa vara de porcos. Sorteadas as portas calhou-me a 27, situada numa das extremas da mancha, fomos colocados e por volta das 10 horas começou o trabalho de cães e matilheiros. Por volta das 11 horas houvi os cães pela primeira vez visto que estava no lado oposto do inicio da batida. Rapidamente se ouviram alguns tiros, tendo ouvido 32 num espaço de meia hora. Os porcos deviam estar todos juntos no meio da mancha e nesse curto espaço de tempo sairam todos, por azar para o lado oposto ao meu. Foram mortos 5 javalis, apenas um jovem macho mas 3 boas porcas sendo uma delas de muito bom porte. Foram ainda chumbados mais 2, um que entrou para um extenso matagal, que nem os cães lá entravam e outro que seria um grande navalheiro que foi a jorrar sangue e foi visto passar num local a uns 2 km da montaria. Esse foram ver se o recuperavam. Por volta das 13 horas abandonei o posto e enquanto aguardavamos que acabassem de bater o ribeiro de novo para baixo, ainda ouvimos 2 tiros que cobraram uma das porcas. Muitos recolheram ao monte e seguiram viajem, eu fiquei para almoçar umas carnes grelhadas com os restantes participantes. Já não fiquei para o ver o leilão das rezes pois a viajem de regresso ainda era longa. Não vi porcos nem atirei mas foi um dia bem passado e as coisas correram bem, apenas achei que a porta poderia estar mais bem colocada pois tinha as outras portas muito perto de mim mas acabou por ser indiferente. Pode ser que lá volte a uma próxima.

Posto 27, com a parte final do vale ao fundo:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Os 5 porcos recuperados:

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Ter Jan 15, 2013 6:26 pm

bem faltam aqui uns relatos vamos lá compor a coisa ehehe depois logo coloco fotos

montaria de malpica do tejo dia 10 de novembro 64 portas
não sei o numero de rezes abatidas fiquei numa porta de chacha mas ainda vi um vareto 4 porcos na casa dos 30 kg que não atirei e um veado de 6 pontas ao qual também não atirei resultado pessoal 0 tiros

montaria do monte da ribeira calhou-me uma porta muito fechada comecei por ter um navalheiro a uns 8 metros de mim que não fui capaz de ver apenas sentia os seus assopros que me iam derrubando do banco so soube o que era quando foi agarrado a uns 30 metros de mim enfim nem sempre temos sorte mas mesmo assim a coisa compoz-se vi um javali duas gamela dois gamos e uma cerva , numero de tiros 8 numero de abates 6 abati duas gamelas uma cerva , um javali e dois gamos ambos selectivos

mais uma montaria que não me lembro o nome nem o dia ao certo com cupo de dois cervideos de uma especie e um de outra e javalis livre vi apenas um gamo vi uns 10 javalis e vi uns 50 veados machos e umas 100 cervas , numero de portas 13 na minha conta abati o gamo a que atirei abati os dois veados a que atirei e dos 8 porcos a que atirei cobrei 7 sendo que o que ficou por cobrar foi um bruto de um navalheiro que atirei na casa dos 275 metros apenas um tiro e que foi o suficiente para deixar parte dos intestinos no ''anchus''

resultado final atirei 19 tiros e cobrei 7 javalis todos a cima dos 50 kg dois veados um de 13 e outro de 14 pontas e um belissimo gamo

agora tenho estado de castigo se não este sabado tinha ido a mais uma

dany_26

Ver perfil do usuário

Aqui está uma foto dos troféus abatidos na primeira montaria relatada pelo colega dany

Mensagem  MiguelSilva1991 em Ter Fev 12, 2013 6:39 pm

Foi uma montaria muito divertida com muita acção !

MiguelSilva1991

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Sex Fev 15, 2013 10:24 am

Caro Miguel, conte ai ao pessoal, é sempre bom viver o lance novamente.

Admin

Ver perfil do usuário

Relato de montaria

Mensagem  MiguelSilva1991 em Sex Fev 15, 2013 11:02 pm

Tu começou numa conversa entre amigos , que iria haver uma montaria para correcção da população de animais devido ao estrago provocado pelos mesmos ( sendo desde já necessário frisar uma vez mais como o nosso colega Dany o fez no seu relato que os estragos dos animais eram imensos mesmo !!! )
Chegou dia 4 de Outubro e lá fomos nós em direcção há HMR em Marmelar , chegámos há herdade onde nos esperava um excelente pequeno almoço , tempo de confraternização entre colegas caçadores e amigos ... Chegado a hora de sorteio , todos reunidos e depois de algumas palavras dos proprietários/organizadores do evento , cada um tirou a porta que lhe calhou em sorte neste dia cinegético , sendo a minha a Porta 6 ! A minha armada foi a última a seguir para a mancha pois nas costas iríamos ter uma rede com dois metros de altura e muito dificilmente os animais iriam conseguir atravessá-la . Assim que entrámos na mancha começámos a ver animais ( Gamos , Gamelas e alguns veados ) era incrível a quantidade de animais que se avistava ao percorrer a mancha , ao chegar há minha porta vi um excelente gamo o que me alegrou bastante , ver um troféu daqueles em zona aberta não é todos os dias ! Entretanto já se ouviam tiros por toda a mancha , apressei-me a carregar a carabina , uma Browning long trac com o calibre 30.06 que para mim é um calibre suave mas eficiente para os animais que iriam ser caçados .... Por incrível que pareça estive mais de uma hora sem a mínima acção no meu posto , até que avisto ao longe um veado acompanhado por cinco cervas , aponto o veado e que desastre , foram três tiros muito bem falhados a cerca de 150 metros , que mau inicio de época pensei ... Mas a partir dai a acção começou e deu para ver algumas cervas , dois ou três veados jovens , principalmente muitas gamelas e alguns gamos ... Tendo respeitado algumas crias e respectivas mães acabei a montaria com 4 gamos machos e 2 gamelas abatidas (com muita pena ficou um gamo razoável por cobrar) foi um dia muito divertido , com tiros certeiros , tiros muito bonitos e claro , alguns falhados !!! hehehe Very Happy
No fim da montaria comprovou-se um grande número de abates e pelo que relatei apenas um caçador acabou a montaria sem atirar ... ( Uma grande falta de sorte , pois os animais eram imensos )
Sou um caçador só com 3 anos de montarias mas para mim foi das montarias mais divertidas desde que sou monteiro !!!
MiguelSilva1991

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Fev 19, 2013 6:31 pm

Essa montaria foi no Monte da Ribeira ou na Herdade Santa Marta (risos...)?
Agora sério: em termos de resultado foi sem dúvida uma excelente montaria mas em termos de consciência, foi um desastre ò Miguel Silva.
Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  MiguelSilva1991 em Ter Fev 19, 2013 9:44 pm

A minha consciência ficou bem tranquila amigo Gilberto
MiguelSilva1991

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Fev 20, 2013 10:32 am

Acredito, mas não me estava a referir á sua consciência, mas sim á consciêcia de quem "pensa" ou deveria pensar a caça devidamente.
Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Qua Fev 20, 2013 2:42 pm

Limpeza TIDE?
Pois, é o problema de hoje em dia na caça, o tentar chamar possiveis clientes faz-se anuncios de montarias com o abate de "tudo" e depois no futuro...ardeu!

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Fev 20, 2013 5:36 pm

Olá grande "caçarreta" de tordos e afins!
Pois... a "borrada" foi tanta e as nódoas tão profundas que nem sei se o tal "TIDE" conseguirá novamente "imacular" a roupinha de alguns desses "pensadores" ó Fábio.
Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Fev 21, 2013 11:36 am

A pouco e pouco a sorte tem sorrido e ele vai aprendendo...
Levem os vossos filhos á caça!

Gilberto Pinelas

ps: Fábio, se conseguires por as fotos visiveis fá-lo, porque eu sou um nabo (risos...)
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunogomes em Qui Fev 21, 2013 12:43 pm

ah ganda Gilberto que prazer é ver essas fotos sem duvida que a rapaziada precisa é de ir para o campo e deixar o conforto do pijaminha .... Parabéns pai babado, qualquer dia ja dá bigodes cheers

brunogomes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Fev 21, 2013 2:26 pm

Olá grande pescador!

Pois é, temos que levar os gaiatos ao campo e tentarmos passar-lhes o testemunho.
Este ano arranjei um "tirador de postos" (risos...) que é uma maravilha. Em quatro montarias que foi comigo, a verdade é que em todas elas vimos porcos, atirei a dois e matei-os nos postos retirados por ele em sorteio. Ficou doido de tal modo que agora pergunta-me todos os dias qual é a proxima montaria (risos...).
E tu meu "malandro" continuas com as pescas?
Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunogomes em Qui Fev 21, 2013 2:51 pm

Ora viste o vicio esta-lhe nos genes não vai ser dificil continuar .
Eu cá continuo na mesma este ano caçei mais o vicio é tramado voltou com a força toda , andei pelo livre e pelo coto do meu compadre em ferreira e umas caçaditas aos tordos ao dia deu para sacudir a ferrugem do cano lol.

Pescas claro se bem que embarcada não tenho ido pois o germano foi para moçambique e o mar tem estado bravo , mas conto em ir brevemente ou cascais no Aguia branca, para sesimbra ou peniche exprimentar outras aguas.

brunogomes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qui Fev 21, 2013 8:34 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Sex Fev 22, 2013 1:30 am

Voces matam-me do coração...é so porcos, veados e eu NADA...seus ordinarios!

Gilberto, quando vi estas tuas fotos com o teu filho, encheste-me o peito, fizeste-me sentir uma alegria tremenda, é lindo saber que aos poucos estas a conseguir puxar por ele, e agora depois da sorte de ter visto porcos e ter visto o pai caça-los, so te digo, vai preparando os cordões a bolsa que em breve terás ao teu lado um novo caçador.
Não digo parabêns, levanto-me e aplaudo de pé, magnifico companheiro e sei que estas bastante feliz de certeza.

Este ano nao tenho feito esperas, exepto ontem e não vi mas ouvi-os, e só fui a uma mini montaria, podia ter morto um navalheiro mas para nao fazer um tiro de risco optei por nem levar a arma a cara, morreu na porta do lado.

Um abraço e vê se arranjamos por ai alguma coisa para juntar a malta.

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Sex Fev 22, 2013 1:31 am

Dany, estas proibido de postar mais fotos...tantos bichinhos e eu, nem uma perninha de veado... vais levar uns abrunhos nos olhos a vêr se começas a errar uns bicharocos.

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Sex Fev 22, 2013 10:57 am

Olá Fábio

Acredita que estou mesmo feliz. A pouco e pouco, em doses certas, vou levando a água ao meu moinho e, quando ouço: "pai, quando é a próxima montaria, eu vou contigo, não vou?", confesso que só me apetece dar pulos de contentamento. Não existem melhores companheiros de caça que os nossos filhos!!!!
Quando isso acontecer Fábio, aliás, estou a contar os dias, fa-lo-ei com imenso prazer e orgulho. Passo eu para "mochileiro" (risos...).
Mas tu também lá chegarás se Deus quiser e "só depende de ti" se seguires o mesmo caminho.
A minha época de esperas começa este fim de semana. Vamos ver se entro com o pé direito.
Abraço.

GP

Última edição por GPinelas em Sex Fev 22, 2013 3:51 pm, editado 2 vez(es)
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunogomes em Sex Fev 22, 2013 2:45 pm

dassss oh dany isso não é carne a mais ????? macacos me mordam que ainda volto a exprimentar umas esparazitas .

brunogomes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Sex Fev 22, 2013 3:48 pm

amigao e nao estao aqui nem metade das fotos das rezes que abati este ano mas ainda ca as vou colocar ehehe

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Sex Fev 22, 2013 3:49 pm

ainda vou fundar um talho exclusivo de carne de caca ehehe

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Sab Fev 23, 2013 1:08 am

Gilberto, acredito que fiques super contente, eu de ver o meu com quas e3anos ficar louco de contente quando chego d acaça, não me larga, enquanto nao agarra a espingarda e vê a caça, não sai do pé de mim e para me deixar guardar a espingarda é preciso primeiro que o deixe agarra-la. Esta no bom caminho Smile.

Quando fores fazer esperas e der para te acompanhar mesmo que seja sem espingarda diz alguma coisa. Pode ser que consiga ir e sempre espaireço. abraço

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Ter Mar 12, 2013 7:43 pm

Lindos! Muitos parabéns!

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Mar 13, 2013 10:24 am

Obrigado Wink