Migrações Hoje em dia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Migrações Hoje em dia

Mensagem  JoAo_SaNtOs em Qua Out 10, 2012 11:02 am

Olá a todos,

Muitas vezes se fala em migrações de aves.

Este é um assunto que como sabemos depende de diversos factores e que hoje em dia apesar de ainda poderem ser minimamente aplicados, denota-se que cada vez mais são incertos e influenciam menos nas migrações.

Com a abertura deste tópico, o que se pretende essencialmente, e uma vez que estamos em época alta de migração, é saber quais são as preferências das aves para iniciarem o seu processo de migração.

Podemos abordar o tema, tendo em conta as diferentes espécies que nos visitam, desde Rolas, codornizes, patos, tordos, pombos, entre outras tantas... e tentar perceber ao certo qual a altura propícia para as mesmas iniciarem as suas jornadas de voo e o porquê.

Sabe-se que o frio, o calor, o vento, a lua, a disponibilidade de alimento e até mesmo de segurança, condicionam as migrações, mas...serão apenas estas condicionantes? Haverá mais?

Espero que seja um tópico activo e com a vossa colaboração, uma vez que certamente, todos saíremos a ganhar com esta "discussão".

Abraços
JoAo_SaNtOs

Ver perfil do usuário

Re: Migrações Hoje em dia

Mensagem  brunogomes em Qua Out 10, 2012 11:12 am

Belissimo tópico joão . Realmente é um assunto muito abordado e cada um tem as suas teorias . Sempre fui fanatico na minha juventude de armar a passarada sobretudo ao ramo de passagem . Tinha como regra começar a 21 de outubro mas nas semanas seguintes eram sempre melhores os meus mentores , o meu falecido avô e o meu tio grandes passarinheiros, tinham varias teorias como o vento de noroeste serem os melhores bem com a lua cheia ou nova como as melhores e a dos 7 em 7 anos em algumas especies tipo os lugres .
Bom hoje o aquecimento global penso que seja a maior causa na influencia das rotas migratorias e o que era certo hoje já não o é , bem como a alimentação disponivel nos seus paises de origem ser mais abundante.

brunogomes

Ver perfil do usuário

Mensagem  João de Deus em Qua Out 10, 2012 9:22 pm

Este tema tem sido bastante usado nos programas nos canais tematicos.
Tenho visto alguns e estou sempre a ouvir e a relacionar com aquilo que sei destas coisas.

O que resumi de tudo é que o eixo do globo terrestre se estás a desviar da sua inclinação habitual e a rotação da terra que não pára,faz-se em nova direcção alterando ventos correntes maritimas e por consequencia o clima e principalmente para este caso das migrações,o magnetismo da terra...alterando, é alterando o lugar onde ele se exerce,e como todas as migratorias se orientam pelo magnetismo da terra nas suas delocações,começam a variar as rotas.
O clima (temperaturas da regiões) como tambem se alterou começam a ficar pelo caminho se encontrarem condições que suportem, ou a não sair do lugar onde nidificaram,como está agora nitidamente a acontecer com as Cegonhas que começaram por ficar cá no Algarve e ano após ano já ficam aqui nas Beiras....é o tal aquecimento global que o permite.
Com os pombos tambem é à cerca de uma duzia ou duas de anos que nidificam aqui em numeros razoáveis,porque antes disso era raro.
Não estou a dizer nada de novo,estou talvez a juntar tudo....LOL..e a correlacionar.

saudações

João de Deus

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: