Ilegalidades...

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  podengos&coelhos em Qua Set 18, 2013 9:56 am

Perfeitamente de acordo com as últimas duas opiniões.cheers 

podengos&coelhos

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Qua Set 18, 2013 1:52 pm

O problema não está nos tipos de arma usada, mas sim logo atrás delas.
Ontem tive uns vinte a 20 metros, durante enviei umas mensagens e logo me questionaram se tinha atirado, respondi não e voltei a receber: Porquê? Apontei, matei todos e não atirei um tiro. Laughing 

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  RUI PERPETUA em Qua Set 18, 2013 2:10 pm

hehehehe....estão se a esquecer dos pecados mortais.
Quem está atráz da arma conta...ou não.
Já agora para os utilizadores nas MVN...
Quem tem uma geringonça dessas não é mais selectivo que quem não as tem,e não é por querer ser selectivo que a comprou.
Comprou para abater os navalheiros sabidos que se escondem nas sombras ou entram quando a luz da lua acaba.
Para se ser selectivo não é preciso ver os colh...es,nem dentes ao animal,pois o seu comportamento diferencia-os,bem como o seu tamanho e se vêm em grupo ou sozinhos.
Eu tenho uma mira rasca,das baratas...se não a mais barata que por aqui anda....bushnell 3-12-56 RI e nunca me enganei no que quis atirar,se pequeno,grande,macho ou fêmea,com excepção das porcas machorras(que são raras ao contrario do que se diz),que no final de tudo são deliciosas,grandes e estão cá a mais.
Se tenho luz...caço,se não tenho...vou para casa.
Se o porco entra tarde e não tenho luz para ele....não vou e espero por noite com mais tempo de lua.

RUI PERPETUA

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Set 18, 2013 4:04 pm

Olá Tiago

Esta é a sua maneira de ver as coisas e eu respeito-a. No entanto, parece-me também conveniente e particularmente agradável sabermos destrinçar as coisas e, com toda a clareza, sem nos dispersarmos ou nos perdermos nos contextos, “separarmos as águas”.

O Tiago disse aqui que não incentivava os outros a matarem animais desta espécie. Sim, é um facto, mas eu também nunca disse que o Tiago o fizera ou coisa parecida. O que eu disse e reitero as minhas palavras, é que através da forma como explanou a sua opinião, me pareceu existir aí um velho pensamento menos consentâneo com aquilo que se pretende para uma realidade positiva e duradoura no âmbito da caça maior e do próprio conservacionismo.

O Tiago disse também que inúmeros animais desta espécie, vulgo texugos, por este país fora são capturados através de armadilhas e são normalmente abatidos pelos gestores das zonas de caça. Sim, é outro facto, mas, mais uma vez, eu também nunca disse que este tipo de procedimento não era condenável. Para que fique bem claro, na minha modesta opinião, é sempre condenável abatê-los de uma forma ou de outra. Twisted Evil 

Em relação á ponte que o Tiago pretendeu estabelecer nos domínios da regulação da natureza mencionando o caso das perdizes versus texugos, eu penso que nem vale a pena tentarmos aqui e agora debruçarmo-nos sobre a mesma e muito menos esmiuçá-la, pois como deve presumir, o assunto daria pano para mangas e, o que o Tiago diz ser uma verdade num determinado contexto, provavelmente, ou melhor, eu diria com toda a certeza, não o seria no intrínseco emaranhado da realidade atual. Idea 

O Tiago não se esqueça de uma coisa: sempre que o homem pensa que é capaz de substituir a natureza e arregaça as mangas no intuito de tentar mudar o rumo natural das coisas, normalmente e em Portugal nomeadamente, isso só se traduz num resultado: fracasso. E esse fracasso, este termo para ser mais concreto, é tão aplicável na tal regulação ou controle por defeito das populações de texugos (como sabemos que são em excesso?), como foi e continua a ser de igual forma na tal regulação ou controle por excesso das populações de perdizes e que, infelizmente, se traduziu na realidade que temos, ou seja: temos os nossos campos cheios de “galinhas” assilvestradas que, nem de um mera lagartixa se sabem defender. Esta é que é a realidade ó Tiago. Twisted Evil 

É óbvio que os texugos na sua condição de animais omnívoros têm o seu papel e, como nos diz, possam comer os tais ovos de perdiz e ou o perdigoto se os alcançarem. No entanto, volto a afirmar que, os mesmos, apenas tiram naturalmente a sua pequeníssima parte e que não são, nem de longe, nem de perto, o busílis da questão que mencionou. O busílis da questão que mencionou chama-se simplesmente HOMEM. O homem que gizou e implantou o regime cinegético vigente, mas que através do mesmo conseguiu dizimar populações inteiras de perdizes bravias; o mesmo homem que depois encheu o campo de perdizes dúbias através de repovoamentos e ou reforços; o homem que quer sempre caçar tudo, muito e depressa; o homem que nunca tem tempo, nem dá tempo aos animais, á natureza; o homem insensível; o homem insipiente; o homem desrespeitador; o homem incumpridor; o homem que criou e apostou numa nova agricultura/pecuária; o homem que transfigurou os campos. Em suma: o homem egoísta. Estes são o verdadeiro predador, o responsável pela proclamada vulnerabilidade das perdizes e outras tantas espécies de caça, nomeadamente as sedentárias. Twisted Evil 

Dito isto, o que eu pretendi e ainda pretendo dizer ao Tiago e porventura a muitos outros que não partilhem legitimamente da minha opinião, é que não é pelo facto de os texugos poderem ser considerados nocivos para as espécies cinegéticas, neste caso para as perdizes, se sancione desta forma completamente gratuita o seu abate, se publique expressamente no “youtube” ou noutros sítios quaisquer e se banalize perigosamente este tipo de procedimentos condenáveis. Santos todos são até se demonstrar o contrário, agora quem não quer sê-lo e tem a ousadia de se revelar através desta forma voluntariosa como o autor do dito filme o faz explicitamente, na minha opinião, uma pessoas destas, é merecedora de punição e do mais veemente repúdio. Twisted Evil 

Agora e para terminar que isto já vai demasiado longo para o meu gosto e até porque vou escrevendo nas entrelinhas dos afazeres profissionais, quero novamente dizer ao Tiago que não considere esta minha modesta opinião como uma afronta ou coisa que o valha no sentido de me incompatibilizar consigo. No 

Abraço e vamos falando. Very Happy 

GP

Última edição por GPinelas em Qui Set 19, 2013 2:14 pm, editado 3 vez(es)
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Set 18, 2013 4:06 pm

RUI PERPETUA escreveu:hehehehe....estão se a esquecer dos pecados mortais.
Quem tem uma geringonça dessas não é mais selectivo que quem não as tem,e não é por querer ser selectivo que a comprou.
Comprou para abater os navalheiros sabidos que se escondem nas sombras ou entram quando a luz da lua acaba.
Para se ser selectivo não é preciso ver os colh...es,nem dentes ao animal,pois o seu comportamento diferencia-os,bem como o seu tamanho e se vêm em grupo ou sozinhos.
Eu tenho uma mira rasca,das baratas...se não a mais barata que por aqui anda....bushnell 3-12-56 RI e nunca me enganei no que quis atirar,se pequeno,grande,macho ou fêmea,com excepção das porcas machorras(que são raras ao contrario do que se diz),que no final de tudo são deliciosas,grandes e estão cá a mais.
Se o porco entra tarde e não tenho luz para ele....não vou e espero por noite com mais tempo de lua.
cheers e explicar isto á maioria das pessoas Question Question 

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Set 18, 2013 4:09 pm

manuel cheta escreveu:O problema não está nos tipos de arma usada, mas sim logo atrás delas.
Ontem tive uns vinte a 20 metros, durante enviei umas mensagens e logo me questionaram se tinha atirado, respondi não e voltei a receber: Porquê? Apontei, matei todos e não atirei um tiro. Laughing 
Mas ao invés de si, essa visão, esse procedimento, poucos têm ó Manel Cheta...

Abraço

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  benelli_crio em Qua Set 18, 2013 6:02 pm

Gilberto,com o que escrevi não pretendi influenciar ninguém, apenas dar a minha opinião que adquiri ao longo destes poucos anos a andar pelo campo diariamente/semanalmente e a minha maneira de ver as coisas.Não sou nem de longe conhecedor de todo o ecossistema da nossa fauna e flora e de como ele processa a gestão dos individuos mas pelo que vejo desde há muito que o homem introduziu desequilibrios e se não os fizesse não estávamos hoje aqui a falar, uma grande realidade é "em tudo o que o homem toca, destrói!"
Mas também não são esses senhores que estão sentados atrás de uma secretária e nunca sairam para o campo que terão o melhor conhecimento para fazer as leis e ditar quais as espécies protegidas e as mais abundantes, são esses senhores que são conhecedores do equilibrio e autorizam a libertação de águias e "similares" sem antes terem feito um estudo (ir ao campo) ver se existem bases (alimento) em quantidade suficiente para que se possam fazer essas soltas sem estar a castigar aquilo que uma entidade (caçadores) construíu?
Eu sei que nunca se vai conseguir estabelecer um equilibrio novamente, pelas mais diversas razões, doenças nos coelhos/lebres, as perdizes são como você já disse,etc, mas para mim isso nem é o pior...

Posso estar a fugir ao âmbito do tópico mas só para dar mais uma opinião, o que mais gosto é de aos fins-de-semana sair para o campo, seja a pé, de bicicleta ou de carro, considero-me felizardo por ter essa possibilidade, no entanto a cada saída que faço regresso mais desanimado com o futuro, aqui na minha zona (Couço-Coruche) considero que o sobreiro é a uma das principais bases da "charneca", fornece cobertura e alimento a bastantes espécies e já nem falo na componente de riqueza que tem para o nosso país, no entanto considero deveras preocupante o estado do montado por aqui, nos últimos anos tem sido exageradamente grande o número de árvores que secam e são cortas, são pequenos, médios,grandes é tudo a "eito", ninguém sabe em concreto qual é o problema e o que mais me revolta é que ninguém parece fazer nada para o resolver, e com isto sei que na minha zona dentro de 10/15 anos seguramente não vou ter um "chaparro" para montar a barraca dos pombos até porque estes deixarão de visitar a zona como já o estão a fazer, não serão só os pombos a desaparecer como tudo o resto que depende desta árvore, isto sim é o que me preocupa verdadeiramente, é deveras triste ver herdades que á 15 anos "não se via o chão" com sobreiros agora estão lá os "cepos" e é um autentico deserto, será a culpa dos humanos, concerteza! Haverá solução? Pelos vistos ninguém sabe ou quer saber!

É isto que os defensores do animais e muitas pessoas não vêm e não sabem porque é muito bonito criticar os caçadores quando vivem numa "caixa de betão" e não sabem o que se passa cá fora...

Peço desculpa pelo offtopic mas é apenas um desabafo, Gilberto nunca na vida iria tomar isso como uma afronta porque daqui sou um dos que menos experiência devo ter e é com pessoas como você e outros que por aqui escrevem e partilham opiniões que tenho de aprender.

benelli_crio

Ver perfil do usuário

Mensagem  podengos&coelhos em Qua Set 18, 2013 7:23 pm

Perpétua, tenho uma MVN e sabes quantos porcos matei com ela? Dois.
Sabes quantos porcos já vi através dela? Mais de uma vintena.
Só mato fêmeas com 40kgs certinhos.Laughing 

podengos&coelhos

Ver perfil do usuário

Mensagem  emelo1973 em Qui Set 19, 2013 8:44 am

RUI PERPETUA escreveu:hehehehe....estão se a esquecer dos pecados mortais.
Isso é tudo muito giro, e estou completamente de acordo, e beleza da caça...e e bla, bla...
E se tenho luz, e espero pelo navalheiro entrar, e se não for hoje, é amanhã, e tal e coiso...
Mas isso é para quem mora a 5 km das reserva e faz 10 noites por lua...e tal.
Como sou pobre e tenho que trabalhar em Lisboa e fazer no mínimo 150 KM, eu tenho que tirar o máximo partido do aparelhos ( legais ) que existem aproveitar ao máximo as esperas que faço e não cometer erros.
Porque quando se faz muitas, se não for hoje, é amanhã, se não for amanhã é depois...até fazia de besta, como faz o Manuel.
Quando se faz poucas e se tem que fazer muitos KM , a possibilidade de cometer erros é maior e as oportunidades são poucas.

Abraço

Emanuel Melo

emelo1973

Ver perfil do usuário

Mensagem  RUI PERPETUA em Qui Set 19, 2013 3:51 pm

Emelo.
Então o meu amigo comprou uma MVN para ter mais eficacia ou para ser selectivo?

RUI PERPETUA

Ver perfil do usuário

Mensagem  RUI PERPETUA em Qui Set 19, 2013 4:02 pm

podengos&coelhos escreveu:Perpétua, tenho uma MVN e sabes quantos porcos matei com ela? Dois.
Sabes quantos porcos já vi através dela? Mais de uma vintena.
Só mato fêmeas com 40kgs certinhos.Laughing 
Não tenho MVN,tenho mira....sabes quantos já matei com ela?....mais do que dois:) Smile 
Sabes quantos já vi com a mira?....mais de muitas,e muitas,e muitas centenas....só ontem foram duas varas qualquer delas com mais de 20 animais...e não atirei...por opção,pois o que estava á espera não apereceu.
Como ja fui outras vezes e abati tanto machos como femeas....com uns...30kg não mais.
O que quero dizer com isto é que com a mira....sei sempre o que lá está no cevadore,se a luz da lua deixar.cyclops 
E agora diz-me lá uma coisa...tu que já fizeste muitas esperas e viste muitos porcos...se tivesses uma mira não tinhas conseguido abater na mesma essas porquinhas de 40kg,era preciso uma MVN?

RUI PERPETUA

Ver perfil do usuário

Mensagem  emelo1973 em Qui Set 19, 2013 5:24 pm

RUI PERPETUA escreveu:Emelo.
Então o meu amigo comprou uma MVN para ter mais eficacia ou para ser selectivo?
Perpetua, as duas coisas...

Sabe o que gosto mais, é antes do tiro...
E nunca pistei um javali...é a eficácia...sofrem menos...Wink , não quer dizer que não vá fazê-lo e que sou o maior atirador...tenho é mais a certeza onde meto o tiro.
Também não matei muitos...em abono da verdade...

Mas isso, meu caro amigo, é assim...

Cada um caça como gosta, e como acha que respeita a caça.
Eu não gosto de ver um animal a sofrer, por isso sim, é pela eficácia e por ser selectivo.
Atirar, mais ou menos para uma sombra, não é o meu, estilo, eu também tenho uma mira de retículo iluminado ( que até é boa zinha ), mas achei que não respeitava os animais, atirando com condições de tiro de pouca precisão, não garantindo a sua morte, com alguma certeza.

Mas cada um acha o que acha, e esta discussão tem barbas, e não nos vamos alongar novamente, porque este assunto está farto de ser discutido por estes foruns.

Há a visão poética, a visão legal, a visão realista, etc, etc...

Como tenho dois filhos e uma mulher que se me virem fazer mal a um bicho qualquer estou tramado, tento respeitar a natureza e caça ao máximo, e limitar o seu sofrimento ao máximo, e esta é a minha ética, porque assim fui educado também.

Abraço e boas caçadas.

Emanuel

emelo1973

Ver perfil do usuário

Mensagem  podengos&coelhos em Qui Set 19, 2013 6:31 pm

RUI PERPETUA escreveu:E agora diz-me lá uma coisa...tu que já fizeste muitas esperas e viste muitos porcos...se tivesses uma mira não tinhas conseguido abater na mesma essas porquinhas de 40kg,era preciso uma MVN?
Perpétua, com a MVN ainda não fiz muitas esperas(tenho poucas noites disponíveis para a caça) e já a utilizei mais vezes como monóculo do que propriamente como mira. Ando a ver se consigo perceber como funcionam os porcos.Razz 

Noutros tempo, quando as MVN ainda não existiam, matei porcos de noite de dia e com lua e sem lua e com caçadeira, com zagalotes, com balas, com chumbo miudo e graúdo e com carabina e com giz a pintar a fita da Breda e com lanterna e com foco e com laser na Bar Boss e com faca e com lança e com cães e sei lá mais com o quê! Conclusão matei porcos de todas as maneiras e feitios sem nunca me preocupar em perceber como eles "funcionavam".

podengos&coelhos

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Sex Set 20, 2013 1:19 pm

Olá Emanuel Melo

É óbvio que cada um de nós tem toda a legitimidade de caçar como gosta, com quem gosta e respeitando a caça. Até aqui, penso que não restarão quaisquer dúvidas sobre essas premissas e eu estou plenamente de acordo consigo. No entanto, e agora voltando ao assunto que suscitou esta troca de opiniões (texugo abatido numa espera com uma MVN / publicação no youtube…), existem leis, regras e princípios que, no âmbito desta nossa atividade, não permitem, ou melhor, não deveriam permitir que cada um de nós respeite a caça como achar e ou lhe aprouver, consentindo que atos destes (abate de espécies protegidas) possam de uma forma banal, explícita, despudorada e desrespeitosamente pública, figurar num suposto rol de boas intenções ou de boas práticas, quer sejam elas conotadas com gestão e ou conduta pessoal. Evil or Very Mad 

Parafraseando as suas palavras, o Emanuel diz-nos que “há a visão poética, a visão legal, a visão realista, etc. etc…”. Por curiosidade, eu pergunto: em qual destas visões o Emanuel encaixaria o ato em observância Question 

Para concluir a minha opinião e fazendo jus á sua afirmação quando nos diz que esta discussão tem barbas, que tem, diga-se em abono da verdade, eu diria que, contrariando de certa forma a tendência anárquica que se vem apoderando cada vez mais de uma alargada franja da nossa comunidade caçadora, não estou a afirmar que seja o seu caso, diga-se também e até para que não surjam mal entendidos indesejáveis, a bem de todos nós, a bem da caça e da própria natureza, se deixe então crescer a barba.

Um abraço e vamos trocando ideias/opiniões. Very Happy 

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  emelo1973 em Sex Set 20, 2013 1:54 pm

GPinelas escreveu:Olá Emanuel Melo

É óbvio que cada um de nós tem toda a legitimidade de caçar como gosta, com quem gosta e respeitando a caça. Até aqui, penso que não restarão quaisquer dúvidas sobre essas premissas e eu estou plenamente de acordo consigo. No entanto, e agora voltando ao assunto que suscitou esta troca de opiniões (texugo abatido numa espera com uma MVN / publicação no youtube…), existem leis, regras e princípios que, no âmbito desta nossa atividade, não permitem, ou melhor, não deveriam permitir que cada um de nós respeite a caça como achar e ou lhe aprouver, consentindo que atos destes (abate de espécies protegidas) possam de uma forma banal, explícita, despudorada e desrespeitosamente pública, figurar num suposto rol de boas intenções ou de boas práticas, quer sejam elas conotadas com gestão e ou conduta pessoal. Evil or Very Mad 

Parafraseando as suas palavras, o Emanuel diz-nos que “há a visão poética, a visão legal, a visão realista, etc. etc…”. Por curiosidade, eu pergunto: em qual destas visões o Emanuel encaixaria o ato em observância Question 

Para concluir a minha opinião e fazendo jus á sua afirmação quando nos diz que esta discussão tem barbas, que tem, diga-se em abono da verdade, eu diria que, contrariando de certa forma a tendência anárquica que se vem apoderando cada vez mais de uma alargada franja da nossa comunidade caçadora, não estou a afirmar que seja o seu caso, diga-se também e até para que não surjam mal entendidos indesejáveis, a bem de todos nós, a bem da caça e da própria natureza, se deixe então crescer a barba.

Um abraço e vamos trocando ideias/opiniões. Very Happy 

GP
Caro Pinelas

O acto em observância não é um acto de caça.
A conversa estava virada para o uso ou não de MVN, mas talvez estivesse distraído.
Pode ter sido culpa minha, estava fora do tópico.

As barbas às vezes tem que ser aparadas a bem da verdade das coisas. ( a parte que tem que ser aparada é o do uso das MVN ter a ver com o acto em observância ).

Acho que o resto das pessoas entendeu.

emelo1973

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Out 07, 2013 4:10 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Parece que virou moda... mais um... com "MVN"... que vergonha.

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  hunter nell em Qua Nov 06, 2013 10:55 pm

ILEGALIDADES A muitas mesmo so neste pais e que não a uma lei como deve ser .............. toda a gente sabe quem as faz ,existem fotos existem clientes e amigos ,isso nunca mais acabava a o post nem a conversa basta começar a escrever querem saber de quais mufloes, antilupes etc que querem falar bacaros com menos de 30 kgs quando se diz que não se deve matar e matam ,a ja agora eu pouco me importo que vão contar aos seus padrinhos afilhados ,eu estou me a borrifar para isso ,sou um HOMEM LIVRE E não tenho medo

hunter nell

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Qui Nov 07, 2013 12:50 am

Os espias vem e vão...como se dizia antigamente, os cães ladram mas a caravana passa!!!

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  __SPanKY__ em Qui Nov 07, 2013 5:09 pm

CésarAraújo escreveu:O gajo a mim nunca me retirou um cêntimo do bolso... nem nunca me fez qualquer tipo de maldade. Não tenho nem nunca tive nada contra o senhor... nada!!!
Mas... fazia-me um confusão danada a forma como vocês o idolatravam em tempos, e como o deixaram tomar de  assalto o alvorada e os valores do alvorada...
Mas o que mais me fazia confusão era usar-vos, devido á vossa popularidade, como engodo para chamar outros frequentadores do fórum para os extorquir... um verdadeiro procheneta no mundo da caça.

Sempre aconteram eventos no alvorada sem interesses económicos para ninguem, sempre se fizeram amigos pelo alvorada sem intermediários. Era esta pureza dos encontros, que acabavam quase sempre com bonés ao ar cravados de chumbo, que eu e muitos outros admiravam... depois isso foi-se perdendo! Enfim... é escusado recordar a história... mas foi pena...

Quando me refiro a vocês refiro-me aos velhinhos do alvorada, alguns são espécies meio abichanadas, mas  fui-me habituando a aceitá-lo assim! Hehehe...

Panelêro
__SPanKY__

Ver perfil do usuário

Mensagem  CésarAraújo em Qui Nov 07, 2013 5:27 pm

Pchiuuuu...
CésarAraújo

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Qui Nov 07, 2013 8:05 pm

LOLOL... Cuidado, o murtigão anda por ai a espreita...Fantochada!

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Nov 19, 2013 9:47 am

Polícia apanha madeireiro

JAVALIS MORTOS À BOMBA

Um madeireiro de 30 anos foi detido, ontem, às 7 horas da manhã, em Vale de Cambra, quando desarmadilhava um engenho explosivo que ele próprio havia colocado na mata, durante a noite, com o intuito de caçar javalis. A Polícia Florestal de Entre Douro e Minho, através do seu coordenador, António Vivas, garante que se trata de um caso inédito de caça ilegal no País.
19 de Fevereiro 2004, 00h00
Nº de votos (3)
Comentários (1)

Por:Carla Pacheco (Aveiro)

"Ao que o CM apurou, o indivíduo usava gelamonite (um tipo de explosivo comum em pedreiras) para construir uma armadilha, com detonador accionado por uma pilha de 9V, e disfarçado com um engodo à base de courato de porco.
“O bicho cheirava o isco e quando tocasse no engenho este explodia, rebentando-lhe a cabeça e causando a sua morte imediata”, salienta António Vivas.
Ontem, o madeireiro “teve o duplo de azar de não apanhar nenhum animal e de ser apanhado”, segundo o coordenador que, acrescenta: “A sua principal sorte foi as armadilhas nunca terem sido encontradas por populares, que poderiam ter perdido a vida ao entrarem em contacto com o explosivo.”.
O indivíduo, que já foi presente a Tribunal em Vale de Cambra, terá já confessado que, pelo menos uma vez, conseguiu caçar javali à bomba.
Apesar de a cabeça ficar desfeita, a carcaça poderia ser aproveitada para venda em restaurantes, valendo cerca de 400 euros.
CAÇA GROSSA APETECÍVEL

O javali é uma das espécies cinegéticas mais procuradas entre os caçadores que se dedicam à caça grossa. Segundo Jacinto Amaro, da Fencaça, “não é só por se tratar de um animal com valor comercial, mas também porque se tornou numa espécie muito florescente, principalmente na região Centro e Sul do País”.
Uma das características do javali, e que também contribui para a atracção que exerce sobre alguns caçadores, é a sua resistência. “Acontece muitas vezes ser baleado em zonas críticas e, mesmo assim, ainda foge um ou dois quilómetros. É um bicho corajoso”, refere Jacinto Amaro.
A caça ao javali só pode ser exercida por pessoas “encartadas” e com licença especial para caça maior, “que custa à volta de 20 euros”. A sua prática ocorre em reservas associativas, turísticas ou municipais, através da montaria ou de espera. A primeira é organizada, com uma batida de cães, que atraem o animal para a linha de caça. Já a espera ao javali é nocturna e fora da época venatória, que decorre entre Outubro e o final de Fevereiro."

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Ter Nov 19, 2013 10:16 am

Essa notícia já tem quase 10 anos, com licenças de caça maior a 20 euros, era bom era... O que não era bom é o método usado, que dava cabo dos dentinhos do navalheiro... Wink

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Nov 19, 2013 10:40 am

Pois tem toda a razão JMendes. Nem reparei na data (risos...). Todavia, fica o registo para sabermos até onde pode chegar a imaginação do homem...

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Ter Nov 19, 2013 1:35 pm

É verdade, há gente com muita esperteza, para a maldade... Agora falando mais a sério, essa armadilha puderia ter causado a morte a algum cão ou até mesmo a um curioso que mexesse no engenho/isco. Ainda bem que, pelo menos esse, não os coloca mais Wink 

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: