Ilegalidades...

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Qui Nov 28, 2013 10:44 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

El eurodiputado socialista español Andrés Perelló ha solicitado a la Unión Europea (UE) acabar con la caza deportiva y la prohibición de la importación de trofeos de caza en todo el territorio comunitario.
Según cita la agencia EFE, el eurodiputado español habría solicitado que se elimine la caza deportiva en todo el territorio de la Unión Europea, limitandola sólo y exclusivamente al control de poblaciones para la gestión de las especies y equilibrio de los ecosistemas.
Perelló ha concretado que "no se puede permitir la caza mayor indiscriminada para elcapricho de unos cuantos mandatarios o cabezas coronadas con poder adquisitivo, dándole además la cobertura de algo tan noble como el deporte".
La iniciativa se ha presentado en una resolución sobre delitos contra la vida silvestre, cuyo fin es aportar medidas legales contra la práctica de la caza furtiva o el tráfico de productos ilegales derivados de la fauna y la flora.
En lo que a la importación de trofeos respecta Perelló añadió: "traer cabezas y cornamentas de grandes especies a la UE es algo que debe quedar como cosas de otros tiempos y no como práctica habitual en una sociedad civilizada del siglo XXI como se pretende la europea".
"Si Europa no comienza a poner coto a este tipo de crueles pasatiempos, toda nuestra política de conservación del medio ambiente quedará obsoleta y en entredicho", ha finalizado el europarlamentario socialista.

GP
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  manuel cheta em Qui Nov 28, 2013 3:55 pm

Mais um ruminante....

manuel cheta

Mensagens : 276
Data de inscrição : 24/09/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Qui Nov 28, 2013 5:04 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

La RFEC pide la expulsión del eurodiputado socialista Andrés Perelló
jueves, 28 noviembre 2013, 13:43

La Real Federación Española de Caza (RFEC) exige al Partido Socialista Obrero Español (PSOE) que expulse al eurodiputado de su partido, Andrés Perelló, por solicitar a la Unión Europea el fin de la caza deportiva y la prohibición de la importación de trofeos de esta actividad en todo el territorio comunitario.

Perelló indicó, entre otras cosas, que, " no se debe permitir la caza mayor indiscriminada para el capricho de unos cuantos mandatarios o cabezas coronadas con poder adquisitivo".

Andrés Gutiérrez Lara, presidente de la RFEC afirma en una nota de prensa enviada desde la RFEC a los medios generalistas, que, " lo que solicita este individuo es un absoluto disparate. La caza es imprescindible ecológicamente y necesaria económicamente".
Por eso mismo, desde la RFEC se exige al PSOE la expulsión inmediata de sus filas. "La RFEC históricamente ha tenido buena relación con el PSOE, por lo que no es comprensible que un miembro de su grupo solicite algo sin pies ni cabeza."

GP

avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 11, 2014 4:44 pm

11 de Março, 2014 por Sónia Balasteiro

A Quercus vai comprar cerca de dois mil hectares no Parque Natural do Tejo Internacional, na Beira Baixa, e criar condições para o regresso a esta área de espécies há muito desaparecidas.
O objectivo, explicou ao SOL Samuel Infante, daquela associação de defesa da Natureza, é renaturalizar a zona, no âmbito de um projecto mais vasto: “Queremos criar corredores verdes pela Europa para voltarmos a ter cavalos selvagens, veados, lobos, lince ibérico e bisonte europeu. Por isso, temos de criar as condições para que estas espécies selvagens voltem ao seu habitat”, avança o responsável.
As negociações com os proprietários do Tejo Internacional já começaram e são suportadas por fundos do programa europeu Rewilding Europe que, na Península Ibérica, é gerido pela fundação espanhola Naturaleza y Hombre.
Em Espanha, a fundação tem já uma área de influência de cerca seis mil hectares para este projecto - que arrancou em Portugal em 2011 e implicou já um investimento de cerca de 300 mil euros na Reserva da Faia Brava, em Castelo Rodrigo, gerida pela Associação Transumância e Natureza.
No Tejo Internacional, a Quercus espera atingir os sete a oito mil hectares próprios nos próximos anos. Mas o objectivo é muito mais vasto, diz Samuel Infante. “Queremos criar acordos de gestão com os proprietários vizinhos, de modo a que os animais encontrem condições também nos territórios deles. E todos temos a ganhar. Os proprietários irão receber mais turistas e mais apoios”, sublinha.
Espera-se que, em 2020, através do Rewilding Europe, estejam “renaturalizados um milhão de hectares de terra por todo o território europeu”, diz Samuel Infante. O objectivo é criar pelo menos dez áreas de qualidade internacional dedicadas à vida selvagem.
A iniciativa, que partiu da associação de conservação holandesa WWF , da ARK Nature, da Wild Wonders of Europe e da Conservation Capital, trará benefícios para a Natureza, mas não só. “Com a ajuda dos grandes herbívoros, como vacas e cavalos”, explicou ao SOL António Monteiro da Associação Transumância e Natureza, “podemos prevenir os incêndios, ajudando a Natureza a regenerar-se e criando zonas de clareira”.
Trazer de volta os animais das gravuras rupestres
A ocupação da terra pelo homem mudou bastante nos últimos 50 anos, notam as associações no site dedicado ao projecto: “Hoje, a maior parte do território, que era dedicado à agricultura, está abandonada”. Na verdade, trata-se de devolver à terra os animais selvagens, que foram sendo substituídos por outros, domésticos, como as vacas e as cabras.
Outro dos objectivos mais importantes deste projecto, que inclui a compra de grandes áreas renaturalizáveis pela Europa, é a promoção de condições essenciais para uma espécie-chave nos ecossistemas da Península Ibérica e que, nos últimos anos, enfrenta cada vez mais ameaças, sobretudo pragas: o coelho bravo, que é a base da cadeia alimentar do lince ibérico, entre outros animais.
“Esta região também alberga a maior galeria de arte rupestre do Paleolítico da Europa, senão do mundo, designada como herança mundial pela UNESCO”, sublinham ainda as associações (no sitewww.rewildingeurope.com/areas/western-iberia), referindo-se às gravuras rupestres do Vale do Côa.
“Os motivos das gravuras mais antigas são cabras, cavalos selvagens, bisontes, veados vermelhos, o que indica a importância crucial destes animais para recuperar a herança natural da paisagem”, recorda-se.
Para gerir todas estas áreas selvagens, será criado um centro Rewilding Europe para o Oeste Ibérico, na região espanhola vizinha de Campanarios de Azaba.
Nos próximos anos, vários modelos de gestão partilhada e de colaboração com proprietários de terras serão testados, tanto em Portugal como em Espanha.
As apostas fortes serão a promoção do ecoturismo, a educação e as comunicações. Para tornar a Europa mais selvagem.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


E esta, hein????
Só temos o que merecemos, e mais não digo.

Gilberto Pinelas
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  SPEEDS em Qua Mar 12, 2014 7:28 pm

Mais um tacho...

_________________
A arte da caça não esta na facilidade de premir um gatilho, mas sim, nos cheiros e cores que a natureza emana! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 34
Localização : Setúbal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  emelo1973 em Qui Mar 13, 2014 2:14 pm

SPEEDS escreveu:Mais um tacho...

É mais isso que outra coisa, dinheiro mal gasto, propriedades que não interessa comprar, donos duvidosos...etc

emelo1973

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/07/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Qui Mar 13, 2014 3:33 pm

Na minha opinião eu diria que é ou será mais que um mero tacho…

De um modo geral, nada tenho contra a criação e ou a existência de zonas cujo propósito é a renaturalização dos espaços. Contudo, no âmbito da caça, é triste dizer isto, confesso, mas volto a frisar que, "temos" o que merecemos!

E o que mais me revolta é que, a acontecer, a concretizar-se este projeto de renaturalização como pretendem os ecologistas, legitimamente e sem caça, diga-se também, algumas das melhores zonas de caça maior, nomeadamente de cervídeos, deixarão de existir, pura e simplesmente. E deixarão de existir, diga-se também, consequência do péssimo trabalho realizado, não só pelo próprio regime ordenado, como também pelos agentes a ele correlacionados. E aqui, doa a quem doer, todos sem exceção, refiro-me á tutela, nomeadamente ao “PNTI”, às federações de caçadores, às associações e ou clubes de caçadores regionais, agentes turísticos, “gestores” cinegéticos, mercenários, vendedores de sonhos e meros caçadores, terão responsabilidades se isto acontecer. E depois não chorem, nem tão pouco valerá a pena barafustarem. É pena… mas irão ter o que merecem, repito. "Abençoado RO”…

Para mim, como caçador, já não fará mossa, como é hábito dizer-se. Aliás, até já nem sei bem se o melhor para aquelas paragens, para aquelas terras, para aquele campo, para aqueles animais, será o que tem sido praticado e vimos assistindo ao longo dos anos no âmbito da gestão dos recursos naturais ou se será a implantação de um projeto desta natureza. Já tenho sérias dúvidas, sinceramente. Mas que revolta e dá pena, lá isso dá…

Um abraço.

GP


Última edição por GPinelas em Qui Mar 27, 2014 11:11 am, editado 1 vez(es)
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 25, 2014 12:27 pm

“O javali do pagode”

Proveniente do paraíso das tertúlias cinegéticas que dá pelo nome de “facebook” e que eu adoro “bisbilhotar”, confesso, li á instantes uma narrativa fantástica acerca de uma espera aos javalis levada a cabo por três excelentes "caçadores”, e que me deixou deveras entusiasmado com o extraordinário rumo que esta modalidade incorpora cada vez mais no seu seio.
A quem tiver a oportunidade, aconselho vivamente a sua leitura.
Parabéns ao autor da narrativa, nomeadamente pelo desassombro demonstrado, e parabéns aos restantes intervenientes, pela forma singela, oportuna e extremamente didática como realizaram a dita caçada. Assim dá gosto caçar!

Abraço.

GP


Última edição por GPinelas em Qui Mar 27, 2014 11:10 am, editado 1 vez(es)
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 25, 2014 5:54 pm

Caça furtiva em Portugal cresce sem controlo


Só num mês, foram encontradas 600 armadilhas ilegais em três zonas de caça. Governo prepara alterações à lei.
A caça furtiva não pára de aumentar em Portugal. Só em três zonas de caça próximas de Tomar, os guardas da Federação Portuguesa de Caçadores (FPC), encontraram, em apenas um mês, 600 armadilhas montadas, uma das formas utilizadas por caçadores furtivos para capturar as presas.

«É recorrente encontrarmos animais amputados, que conseguiram fugir e deixaram um membro preso, ou animais a morrer à fome e à sede, porque quem montou a armadilha se esqueceu de verificar se havia ali alguma presa», conta Hélder Ramos, da FPC. «Estes casos estão a tornar-se cada vez mais frequentes», diz o responsável associativo, atribuindo o fenómeno à necessidade financeira dos caçadores furtivos e à falta de vigilância.

O secretário-geral da Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC), João Carvalho, tem uma experiência semelhante. «Infelizmente, verificamos o reaparecimento destas situações, que já estavam controladas. Temos mais caça furtiva, seja por armadilha ou laço, seja a tiro», garante o responsável, explicando que se trata de furtos muitas vezes levados a cabo «por redes ilegais organizadas que matam os animais para vender ou para consumo próprio». E, acrescenta, estes são casos que poucas vezes chegam à Justiça: «As zonas de caça costumam ter os seus guardas, mas os meios são cada vez mais escassos. E o Governo, a quem competia a vigilância, não cumpre a sua parte».

O Alentejo, a serra algarvia, a Beira Interior, Trás-os-Montes e a área raiana são as regiões com mais situações detectas pelas zonas de caça que costumam fazer queixa contra desconhecidos. «Há menos caça, mais necessidade e menos vigilância», confirma Álvaro Amaro, da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses (CNCP).



Uma lei não desejada

A questão da vigilância e fiscalização é, precisamente, um dos pontos que o Governo quer resolver com mudanças na lei da caça. Alterações que estão a ser preparadas no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que já ouviu as três organizações mais representativas do sector. Para reforçar a fiscalização, uma das medidas a ser ponderadas é fixar dias de caça, facilitando o processo, soube o SOL.

Outra das medidas pensadas é o fim da caça com pau, que permite matar animais de espécies cinegéticas à paulada e, na prática, serve para que os menores de 18 anos, que não podem ter licença de porte de arma, possam caçar.

Mas mudar a lei da caça é uma opção mal vista dentro do próprio sector, que tem outras prioridades. «Será a primeira vez que se muda uma lei sem que qualquer organização do sector o reivindique», diz Jacinto Amaro, da Federação Portuguesa de Caça (Fencaça), alertando: «Vai ser prejudicial para uma actividade que leva pessoas para o interior e que representa, para os cofres do ICNF, entre licenças e taxas pagas pelas zonas de caça, cerca de dez milhões de euros ao ano».

As três maiores organizações de caça – a CNCP, a ANPC e a Fencaça – já enviaram para o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, um parecer com os seis pontos mais prementes a resolver, em vez da revisão lei, sob pena de organizarem uma manifestação.

Entre as principais reivindicações está a isenção de taxas para as zonas de caça; a aplicação dos montantes do PRODER, conquistados por Capoulas Santos na reforma da Política Agrícola Comum, para a revitalização da caça; a calendarização de mais exames para admitir novos caçadores e uma alteração nos procedimentos para as zonas de caça municipais.

Já os ambientalistas vêem as alterações à lei com bons olhos. «Poderemos ter algumas melhorias. O ICNF quer actualizar e simplificar a legislação e os procedimentos», diz Samuel Infante, da Quercus.


avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  SPEEDS em Sex Abr 04, 2014 7:42 pm

Gilberto, mostra-me ai essa tal narrativa...


_________________
A arte da caça não esta na facilidade de premir um gatilho, mas sim, nos cheiros e cores que a natureza emana! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 34
Localização : Setúbal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  brunogomes em Ter Abr 15, 2014 2:16 pm

E a tendência é para piorar , não é nada que não se tivesse a espera ....

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 35
Localização : Feijó

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Seg Abr 28, 2014 2:23 pm

SPEEDS escreveu:Gilberto, mostra-me ai essa tal narrativa...


Fábio, esquece a narrativa. Não vale a pena... a caça está entregue aos "bixos".

Abraço.

GP
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Seg Abr 28, 2014 3:01 pm

brunogomes escreveu:E a tendência é para piorar , não é nada que não se tivesse a espera ....

Sem dúvida, Bruno. O que não entendo e muito menos aceito, é que, a isto, a esta escalada do furtivismo sem rosto, e não interessa agora saber as razões, acredito que algumas delas sejam por necessidade de força maior e primária, se junte a esta, a este flagelo, outro tipo de ações que dá pelo nome de furtivismo com rosto, e que, como tu e toda a gente sabe, até tem honras de “facebook”…  Twisted Evil 
Abraço.

GP

Ps: No sábado, estava eu na esplanada da “Casa da Guia” ao fim da tarde a apreciar o mar e a beber umas “jolas” e era vê-los a regressar á marina de Cascais…  Question 
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Seg Abr 28, 2014 3:27 pm

Uma curiosidade:

Porventura alguém me sabe dizer se é verdade que o Sr. Nélson Neves, creio que ainda presidente do “CCA”, abraçou mais um projeto em prol do caçador português, nomeadamente dos “jovens”, lá para os lados de Montalvão, vendendo ou tentando vender umas caçadas de aproximação às cervas numa ZONA DE CAÇA ASSOCIATIVA que dá pelo nome de “Fonte Feia”?
Obrigado.

GP



Última edição por GPinelas em Ter Ago 26, 2014 4:25 pm, editado 2 vez(es)
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  SPEEDS em Dom Maio 04, 2014 11:32 pm

Não sei....mas parece-me que sim, que andou a tentar promover aproximações para futuros jovens vulgo "COBAIAS"...pois nem imaginam onde se estao e com quem a meter, como ja esta conhecido anda a tentar enganar mais uns quantos...e parece que alguns dos supostos jovens, são tudo menos jovens ...

É só mais uma forma de...usar a caça e mancha-la...ja batizei tal personagem pelo "Mancha da caça".

_________________
A arte da caça não esta na facilidade de premir um gatilho, mas sim, nos cheiros e cores que a natureza emana! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 34
Localização : Setúbal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Qua Maio 07, 2014 1:27 pm

Olá Fábio

Pois também não sei se esse dito "projeto para jovens" de cabelos grisalhos vingou... o outro era com a "juvenex" e... este é a preceito da "portugalex"... há excesso de cervas  lol!  lol!  lol! 

“…Dizem que a verdade é relativa, porque ela depende dos olhos de quem vê. Talvez seja verdade, talvez seja apenas uma desculpa de acomodados para não reconhecerem que estão errados, não sei. O que eu sei é que muitas das definições e princípios que temos para nós mesmos são frutos de uma visão de mundo muito pequena, tão ínfima que chega a ser desprezível...”

Abraço

GP
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  SPEEDS em Sab Maio 10, 2014 1:03 am

Gilberto...deixa lá... muitos dos que ele ate baptizou de amigos, por ser interesseiro, pois usava-os nas suas vendas e negocios de caça, sim ele não passa disso, um negociante de caça, um dos muitos que vieram sujar o mundo da caça, ate esses ja começaram a abrir a pestana sobre as tais estrategias de tal personagem.

_________________
A arte da caça não esta na facilidade de premir um gatilho, mas sim, nos cheiros e cores que a natureza emana! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 34
Localização : Setúbal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  podengos&coelhos em Sex Maio 23, 2014 2:55 pm

Só me pergunto quando é que essa personagem ganha vergonha na cara.

podengos&coelhos

Mensagens : 181
Data de inscrição : 07/12/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Sex Maio 23, 2014 3:45 pm

Nunca!  lol! 

Abraço.

GP
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  podengos&coelhos em Sex Maio 23, 2014 5:49 pm

Também me quer parecer.

podengos&coelhos

Mensagens : 181
Data de inscrição : 07/12/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  SPEEDS em Sex Maio 23, 2014 6:12 pm

Basta ver as fotos publicadas da expocaça pelo face...no seio de alguns bons e verdadeiros entre outros iguais a ele, la anda ele impavido e sereno enganando mais uns quantos, a tal camuflagem que sempre disse, de usar os amigos outros atrás vão caindo.

_________________
A arte da caça não esta na facilidade de premir um gatilho, mas sim, nos cheiros e cores que a natureza emana! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 34
Localização : Setúbal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Sex Maio 23, 2014 6:19 pm

Por essas e por outras é que a caça está como está e eu nem lá pus o pézinho. Nem saudades tenho.  lol! 

Abraço.

GP
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Sex Maio 23, 2014 6:23 pm

podengos&coelhos escreveu:Também me quer parecer.

Parece-lhe?
Eu tenho a certeza!
Discursos, teorias, palestras, manisfestos de boas intenções, são aos moitões. O pior é a lado prático, quando há que concretizar e demonstrar o que se pede ou exige aos demais. Tudo espremido, parece-me que não dá uma gota de sumo... lol!
Sabe a quem comparo esta gente?
Aos politicos que nos governam!
Até na "caça" se revela o estado do País...  lol!  Sad 

Abraço.

GP
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  girafa em Sab Maio 24, 2014 12:34 pm

heheheh
Um belo politico da caça...

girafa

Mensagens : 83
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 35
Localização : Pinhal Novo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  GPinelas em Seg Maio 26, 2014 8:58 am

Girafa, há dúvidas?
Infelizmente, para mim, não há!

Abraço.

GP
avatar
GPinelas

Mensagens : 711
Data de inscrição : 07/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ilegalidades...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum