cuidado com o calor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

cuidado com o calor

Mensagem  Luisito em Seg Jul 08, 2013 1:25 pm





Desidratação

O Golpe de Calor muitas vezes resulta da da incuria dos proprietários dos animais de estimação. Nunca deixe o animal no carro fechado, durante o verão e evite te-lo na paria nas horas de temperaturas mais elevadas. Vá imediatamente ao seu veterinário assistente.
A desidratação consiste na perda excessiva da água do corpo ou da entrada imprópria da água no corpo. Que há a fazer em estes casos?

:Se se tratar de um acontecimento moderado ou severo, deve recorrer à atenção do médico- veterinário assistente - se se tratar de um caso ligeiro em que a pele do animal mantêm a sua elasticidade deve recorrer à ingestão de , quantidades pequenas de água pela boca. - o animal de estimação deve ser deslocado para um ambiente fresco para a ajudar reduzir o arfar do animal ( mas atenção, fresco não significa frio).Peça de imediato a opinião de um médico-veterinário.

A não fazer: - não deve ser permitido que o animal de estimação tenha o acesso livre imediato à água ou a outro líquido. - não deve ser oferecido como alimento nenhum alimento seco. como seja ração e deve ser mesmo evitada a própria ração húmida. A desidratação acompanha-se frequentemente de vómitos, diarreia, hipotermia, febre, falta de acesso à agua à água, e outras circunstâncias várias não possíveis de enumerar na totalidade. Pode ser detectada por diversos testes:

BOCA: Estão a lingua e as gengivas húmidas ou secas? Se estiverem secas, o animal de estimação pode estar desidratado. A salivação é espessa ou liquefeita e abundante ? Normalmente, a saliva é aquosa e pouco visivel.

OLHOS: São normais, ou afundam-se nas órbitas? Os olhos secos podem indicar a desidratação, e indicam necessidade de observação pelo médico veterinário.

PELE: Puxe a pele do cão em algumas zonas do corpo Se a pele for lenta a retornar à posição inicial, o animal está pelo menos 5% desidratado. Se a pele não retornar inteiramente a sua posição, o animal está 10-12% desidratado e é provável que se encontre em condições críticas.

De qualquer forma recorra sempre de imediato à opinião do seu médico-veterinário assistente.Nunca tente solucionar a situação por si

Abraço

Luís Agostinho
avatar
Luisito

Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 41
Localização : Moita do Boi - Louriçal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: cuidado com o calor

Mensagem  João Gil em Ter Jul 09, 2013 8:37 am

Mais um tema que merece toda a nossa atenção...por vezes um mínimo descuido poderá ser fatal.
avatar
João Gil

Mensagens : 209
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 50
Localização : Costa da Caparica

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum