Esperas ao javali

Página 4 de 21 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 12 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Esperas ao javali

Mensagem  GPinelas em Sex Mar 08, 2013 11:55 am

JMendes

Eu percebi desde o início da nossa conversa que existem limitações de natureza diversa na sua zona de caça. Aliás, como em todas elas atualmente e por força das circunstâncias. Percebi e pode acreditar que sei muito bem o que me diz acerca das mesmas. Contudo, reitero as minhas palavras e continuo a afiançar-lhe que apesar das dificuldades podemos sempre melhorar as coisas no sentido dos nossos propósitos. Como é óbvio, se as pessoas funcionarem no sentido da coletividade e estiverem dispostas a tal coisa. E digo-lhe isto com algum conforto porque a minha vida de esperista/monteiro nunca abraçou, nem abraça, única e exclusivamente palcos de caça cujas caçadas estejam á partida garantidas, de extrema facilidade e com orçamentos "chorudos". Aliás, gosto por norma da dificuldade e até caçar onde os demais não gostam de o fazer. Até lhe digo mais: os sítios onde cobrei os meus melhores troféus de javali, foram ou são zonas de caça modestas cujas infraestruturas existentes para a prática da modalidade são parcas ou mesmo inexistentes. Mas eu estou lá sempre que posso, sem miras de visão noturna, sem jipe ou “pick-up”, com ou sem palanque, com ou sem GFA, com tempos limitados, com orçamentos reduzidos, com ideias, com respeito pelas pessoas, conhecendo e interiorizando o meu lugar, a minha condição, com vento, chuva, frio ou calor, muitas vezes em prejuízo da família, etc. mas com muita consciência e sobretudo com muita dedicação e paixão. E isto costuma fazer a diferença. É esta a minha forma de estar na caça e nesta modalidade…

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 10, 2013 3:00 pm

Ontem fui tratar da bicheza braba, desde o fim da lua que não comiam milho, tadinhos! E agora estou com vontade de ir reactivar um cevadouro a 250 mt da minha casa que esta desactivado desde Setembro. Very Happy

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 10, 2013 3:39 pm

Gilberto compreendo a mensagem que quer fazer passar mas acho que o fundamental para o sucesso é o empenho e dedicação, claro que com experiência e conhecimentos à mistura as coisas se tornam mas produtivas e possiveis de obter bons resultados. Neste cenário apenas vejo duas formas de conseguir o sucesso. Ou tendo verbas para satisfaser as necessidades de todos os utililizadors/sócios de uma ZC, e aqui talvez seja mais representativo o exemplo das ZC que vendem esperas à época, com tudo incluido, onde provavelmente existe uma pessoa que se ocupa a tempo inteiro de todas as tarefas, desde observação diária dos cevadouros, leitura de movimentações nocturnas, abastecimento, manutenção de palanques e acessos, etc, ou sendo nós próprios a fazer tudo, com muita dedicação, cuidado e até paixão. No meu caso a segunda possibilidade está fora de questão por razões geográficas e a primeira como já falamos e como sabe porque conhece a ZC, torna-se insustentável tendo em conta os valores actuais.
A sujestão que fez é interessante e não duvido que fosse mais produtiva e económica do que a que se vive actualmente na ZC, mas julgo não ser fácil neste momento inverter os hábitos dos sócios, até porque muitos possuem palanques fixos, alguns deles bastante bem concebidos como já tive a oportunidade de ver, e que não são fáceis de trasportar e mudar de local, o que não invalidava que a proposta fosse a assembleia geral e fosse aprovada por unanimidade. De qualquer forma, inicialamente concordei com o sistema proposto q julgo sre compatível com o valor cobrado. estpu um pouco à mercê da sorte porque com as condições que tenho tanto posso ter porcos a frequentar o cevadouro aciduamente como ter lá um de passagem umz vez por outra. Parece que as coisas na última semana têm melhorado. Falei hoje outra vez com o guarda que me deu uma boa noticia. Pela 3ª vez num periodo de 7 ou 8 dias eles estiveram lá, como de costume, mexeram mas pouco comeram e vão se esfregar num pequeno pinheiro que lá está. Só posso esperar que se vão aguentando por lá até ao início da lua, porque sei que o milho não lhes vais faltar até lá, portanto é rezar para que, por algum motivo (porque tem acontecido iram lá uns dias e sem razão aparecnete deixarem de ir de um dia para o outro), não deixem de o frequentar. Quarta feira volto a ligar para saber novidades.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 10, 2013 5:02 pm

Mudei o local uns trinta metros e qual foi o meu espanto, quando o meu pequeno me chamou cheers tudo fossado desta noite e com bastantes rastos. Um com mais de 100 kg, macho ou fêmea!? scratch Pode ser que a câmara me conte! bounce

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 11, 2013 10:50 am

JMendes

Bom dia.

Pois essa questão dos hábitos é um dos fatores que manifestamente emperra ou acaba mesmo por ceifar posíveis mudanças numa zona de caça. Todavia, devagarinho, com calma e com alguma persistência dos mais novos, julgo ser o seu caso e do Tiago, as coisas podem ir mudando e, um dia, quem sabe, possam ver implantado um plano de exploração que vos dê mais e melhores frutos.
Quanto á boa nova que me dá, espero sinceramente que desta vez consiga pelo menos avistar um no seu ceavadouro para relançar o seu animo e quiçá ganhar uma alma nova. Não desista.

Abraço e vá dando noticias acerca da evolução do cevadouro.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 11, 2013 10:57 am

manuel cheta escreveu:Mudei o local uns trinta metros e qual foi o meu espanto, quando o meu pequeno me chamou cheers tudo fossado desta noite e com bastantes rastos. Um com mais de 100 kg, macho ou fêmea!? scratch Pode ser que a câmara me conte! bounce

Abraço
MC

É bom tê-lo de volta Sr. Manuel Cheta... aqui e aí.
Mais de cem kilos?
Você já me pôs a sonhar (risos...).
Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Seg Mar 11, 2013 12:09 pm

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 11, 2013 12:24 pm

Eles aí até "nascem" debaixo das pedras! eh eh eh... como eu o invejo. Very Happy

Abraço e continuação do bom trabalho que tem feito até aqui.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Seg Mar 11, 2013 3:43 pm

A pouco não resisti e com o protesto de ir escolher o local para a cadeira. Fui dar uma assumadela....... o raio dos bichos passaram a 15 mt e não ligaram ao cevadouro! Sleep Evil or Very Mad

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Ter Mar 12, 2013 7:41 pm

De todos os cevadouros apareceu este........ Shocked

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 13, 2013 11:39 am

Sr manuel Cheta, apesar de as fotos não serem muito conclusivas, na primeira delas o perfil parece-me ser interessante (risos...). Very Happy

Não me diga que o "vagabundo" não tocou na comida...

Abraço e continuação de bom trabalho.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Qua Mar 13, 2013 1:36 pm

Finalmente tenho o cevadouro a ser visitado com frequencia, voltaram lá esta noite e desta vez comeram tudo. Parece que é mais que um mas sejam quantos forem têm um tamanho jeitoso. Sexta feira volto a ligar ao guarda com esperança de saber que continuam a lá ir, a primeira noite é já na Terça, eles que se aguentem até lá.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 13, 2013 2:05 pm

JMendes

Ora aí está!

Desta vez parece-me que vai ter festa. Contudo, faço-lhe uma pergunta: caça com mira convencional ou "visão noturna"?

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Qua Mar 13, 2013 2:57 pm

Caço com espingarda e cartucho bala, mas a licença para classe C já está a ser tratada. O milho está a cerca de 20 metros do palanque.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Mar 13, 2013 3:22 pm

GPinelas escreveu:"visão noturna"?

Abraço.

GP

amigo uma novidade para ti vendi a MVN e voltei a convencional , nada como uns bons binocolos de MVN para identificarmos bem o que lá anda e depois é reticulo ligado cruz no cachasso e fogo a peça Wink

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 13, 2013 3:45 pm

Em relação a isso já nem discuto ò Daniel. Já me sinto "ridicularizado" no efeito produzido e quando vejo textos bonitinhos sobre a caça, os caçadores, balanços da época monteira, "blá, blá, blá" e depois "todos" utilizam tecnologia de ponta militarizada para fazerem esperas aos porcos. Por isto, para mim chega. Contudo, acho que o caminho que utilizaste é o mais sensato e o meu caminho também...

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 13, 2013 3:47 pm

Jmendes escreveu:Caço com espingarda e cartucho bala, mas a licença para classe C já está a ser tratada. O milho está a cerca de 20 metros do palanque.

Uiiiiii que a "coisa" complicou-se ò JMendes... posso ajuda-lo nalguma coisa?

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Mar 13, 2013 4:56 pm

GPinelas escreveu:Em relação a isso já nem discuto ò Daniel. Já me sinto "ridicularizado" no efeito produzido e quando vejo textos bonitinhos sobre a caça, os caçadores, balanços da época monteira, "blá, blá, blá" e depois "todos" utilizam tecnologia de ponta militarizada para fazerem esperas aos porcos. Por isto, para mim chega. Contudo, acho que o caminho que utilizaste é o mais sensato e o meu caminho também...

GP

amigo não vale a pena nos chatear-mos com isto pois a vida é umas férias que Deus nos deu e temos que aproveita-la ao máximo e para isso devemos evitar nos andar-mos a chatear com coisas que não merecem a pena

decidi apenas utilizar uns binoculos de mvn para poupar algumas porcas e porcos mais pequenos e apenas utilizar a mira convencional pois com a mira convencional tiro melhor partido do que com a mvn tenho mais precisão do tiro e não tenho tanto peso em cima dos braços e depois para as esperas que fazia não se justificava o dinheiro que tinha empatado na MVN que quanto a mim quando utilizada por outro tipo de pessoas pode se tornar muito perigosa para a nossa fauna

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 13, 2013 6:03 pm

JMendes

Quer contar-nos qual é o seu plano de abordagem para essa sua espera?

Abraço

GP

Daniel

A vida é de facto uma passagem, mas se não nos chatearmos de vez em quando com alguma coisa, a vida também não tem sabor (risos...). Contudo, é como te disse: caçar mais com o meu filhote e preocupar-me menos com determinadas "cenas" (risos...).

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Qua Mar 13, 2013 6:53 pm

GPinelas escreveu:Sr manuel Cheta, apesar de as fotos não serem muito conclusivas, na primeira delas o perfil parece-me ser interessante (risos...). Very Happy

GP

Boas. É um "jeitozo" velho conhecido, daqueles que não me interessa! Evil or Very Mad
O interessante é que em três noites foi o único pig que visitou um cevadouro.
Comeu quase metade do milho!
E esqueça o Senhor! Na caça somos todos iguais!

Grande abraço

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Mar 14, 2013 10:21 am

manuel cheta escreveu:
GPinelas escreveu:Sr manuel Cheta, apesar de as fotos não serem muito conclusivas, na primeira delas o perfil parece-me ser interessante (risos...). Very Happy

GP

Boas. É um "jeitozo" velho conhecido, daqueles que não me interessa! Evil or Very Mad
O interessante é que em três noites foi o único pig que visitou um cevadouro.
Comeu quase metade do milho!
E esqueça o Senhor! Na caça somos todos iguais!

Grande abraço

O Manuel Cheta não podia adjetiva-lo melhor. Parece-me de facto um porco muito bonito.
Não lhe interessa (risos...)? Shocked Shocked
Oh meu Deus... e já tem "dono" ou fica para semental (risos...)?
Combinado. Vou então trata-lo como me pede.
Grande abraço.

GP

GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Qui Mar 14, 2013 4:39 pm

Acho que o Manuel tem preferência por "calibres" mais pequenos, esse é muito rijo Wink .
Gilberto, não entendi bem a sua pergunta, quer saber pormenores em que sentido? Geralmente não varia muito. Dependendo do vento de feição, neste caso prevêem-se ventos de W-NW que me fica a bater de frente. Terei de entrar pelas traseiras do palanque, onde percorro cerca de 200 metros desde um aramado (que é recente e que ainda não tenho conhecimento de ter passagens feitas pelos porcos) até ao palanque. Entre o palanque e o aramado julgo ser dificil haver circulação de porcos, pelo menos por enquant,o e tendo o vento de frente penso estar em vantagem pois será mais difícil apanharem me o cheiro. Depois de chegar ponho tudo a jeito, arma carregada no colo e é esperar paciente e silenciosamente. Dependendo do local de entrada do(s) porco(s), espero que se ponha a jeito (de lado), de preferência que mexa nos paus ou que se instale a comer para poder tê-lo um pouco mais distraido e então encarar a arma mais à vontade. Se vir algum já me dou por satisfeito. Não tenho nenhum aparelho de MVN nem faço questão de ser muito selectivo, como se deve compreender, não me posso dar a tais "luxos", apenas pretenbdo poucpar fêmeas que se acompenhem de listados, ou porcos que veja que são demasiado novos. Como solo é areia branca, e mesmo nas primeiras noites da lua, dá para se ter uma ideia aceitável da dimensão do animal. em noites de lua cheia é um mimo, tenho muiuto boa visibilidade. Porque diz que as coisas complicaram? Acha que estou demasiado perto do cevadouro? O palanque está a cerca de 2,20 m de altura, não é muito mas relembro que tive um navalheirão numa noite que me entrou de frente, ceguinho de todo e eu tinha o vento pelas costas, mas também não quer dizer que sejam sempre assim tão facilitado. Também costumo usar um cobre odores com cheiro a terra.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Qui Mar 14, 2013 5:03 pm

Deixo umas fotos para ter uma ideia do local.

Os porcos tanto costumam entrar de frente como de um dos lados, muito raramente passam nas costas do palanque, por vezes existem rastos deles de virem a caminhar pelo caminho fora mas geralmente vêm pelo mato onde existem alguns pequenos trilhos feitos por eles.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Mar 14, 2013 7:31 pm

JMendes

Desde já agradeço-lhe pelo facto de partilhar connosco o seu “cantinho” mesmo que através de fotos. E que fotos… lindo.

Disse-lhe que a “coisa” se complicou somente pelo facto de Você nos dizer que faz as suas esperas munido de caçadeira, o que, não sendo um impedimento, que não é, diga-se, em noites de lua curta ou interrompida, nomeadamente no quarto crescente quando a lua se tapa/esconde cedo, dá substancial vantagem aos seus “meninos” sobre diversos aspetos, tanto mais, quando me parece ainda não “dominar” esta arte, este “jogo” viciante. Contudo, repito, é exequível fazê-las e fruir delas como ninguém.

Paralelamente a isto, á possibilidade de as fazer, o que já é um privilégio e dá prazer, até rima (risos…), existem outros fatores ou pormenores que normalmente podem ditar a sua sorte e até por em causa a própria evolução/produtividade do seu cevadouro que, como todos nós desejamos, se quer positiva e perdure no tempo.

Conjugando o que aprecio através das fotos com aquilo que você nos disse acerca da predominância do vento, se o JMendes não levar a mal, vou dar-lhe apenas três pequeníssimas dicas que, no meu entender, podem melhorar a prestação do seu cevadouro e ajuda-lo a alcançar o porquinho que tanto ambiciona.

1º - Afaste um bocadinho mais o cevadouro do palanque para qualquer um dos sítios que assinalo nas fotos anexas. Apesar da proximidade da lua, pode ainda ser feito sem transtorno para ambas as partes desde que seja feita da seguinte maneira: quando reabastecer o cevadouro nos próximos dias (o mais cedo possível…), coloque comida num dos novos sitios assinalado nas fotos, mas, em simultâneo, embora em menor quantidade, deixe alguma onde até agora a tem depositado. Quando os porcos agarrarem na comida que está mais distante, imediatamente desative o outro ponto de comida mais próximo, ou seja o mais antigo.

2º - Caçarmos num palanque fixo relativamente baixo, numa zona onde os porcos andam demasiado pressionados/desconfiados, com o cevadouro muito próximo de nós, com caçadeira, com uma lua curta nos primeiros dias e sob pena de viciar o seu cevadouro, não o aconselho a fazer a sua primeira espera antes do dia 23 deste mês. Deixe-os comer sob o efeito da lua, deixe-os ganhar um bocadinho de confiança primeiro.

3º - Quando decidir fazer a sua espera, não caminhe esses duzentos metros até ao palanque. Nem pense nisso ó JMendes. Vá cedo, peça ao GFA para nesse dia leva-lo de carro até ao palanque e mesmo assim ainda há outro pormenor importante: faça a viagem até ao palanque na caixa da “pick-up” e suba para as escadas sem por os pés no chão. Ah, e não desista muito cedo por favor…

Entre outras coisas que lhe poderia dizer, estas são aquelas que considero preponderantes para que você possa alcançar o seu objetivo. E eu gostava que isso acontecesse. Acredite.

Abraço

GP

Última edição por GPinelas em Sex Mar 15, 2013 10:49 am, editado 1 vez(es)
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qui Mar 14, 2013 9:57 pm

Mendes tens ai os conselhos de um dos homens que considero com mais experiência em esperas no nosso pais e com ele aprenderás e muito na colocação no posto de espera amigão

uma que ele disse ai e viciares o cevadouro e se isso acontecer com o cevadouro a essa distância podes mesmo esquece-lo porque em o viciandos mais porco nenhum te entra sem ir primeiro ver se estás no palanque e ai depois só existe um truque para enganar um velho macho Wink

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 21 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 12 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: