Esperas ao javali

Página 2 de 21 Anterior  1, 2, 3 ... 11 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Esperas ao javali

Mensagem  GPinelas em Sex Mar 01, 2013 5:35 pm

Ó Confrade JMendes, essa zona do Couço e Santa Justa, conheço-a muito bem como as palmas das minhas mãos... Aliás, dois dos meus melhores navalheiros foram obtidos no Couço.
É uma zona de excelência para esperas. E também lhe digo uma coisa: os anos de escassez de bolota, é este o caso e nessa zona, são os melhores. Não acredite em tudo o que lhe dizem ó Confrade. Desde Fevereiro até finais de Junho isso é muito bom. Agora também lhe digo outra coisa: há muita gente a espera-los, a cobiça-los e, por isso, quiçá o seu "insucesso"...
Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Sex Mar 01, 2013 7:13 pm

Pois, acredito. Eu só entrei em junho do ano passado, entretanto, como sabe a zona tem muita cultura de milho e é onde os porcos se encostam durante o verão. Cortados os milhos voltam a aparecer nos cevadouros. Durante 3 meses tive apenas um porco a frequentar o meu. Era um belo navalheiro que fiz o favor de espantar, de vez... Coisas de inexperiente... O SPEEDS chegou a ouvi-lo numa espera em que me acompanhou. Entretanto voltou a fraquejar, até agora. Uma coisa é certa, num raio de 200 metros do meu cevadouro está tudo revirado deles mas não se chegam ao milho. Eu já penso em tudo, até no pior, se é que me entende... Tenho estado a corrigir coisas que possivelmente contribuiram para que os porcos estranhacem o meu cevadouro.Ttenho evitado atractivos de cheiro que fui testanto bem como certas guloseimas que já vi que não os convence. Vou optar pelo mais simples, milho e algumas bolotas que apanhei este ano e salguei. Se as coisas não melhorarem até ao inicio do verão é porque algo se passa ali e o melhor talvez seja mesmo escolher outro local para os esperar.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 04, 2013 10:50 am

Olá JMendes

Eu não quero desmoraliza-lo, mas sendo Você um “novato” nestas andanças, é perfeitamente normal que aconteçam determinadas coisas que não sejam ainda percetíveis para Si. Contudo, como todos nós, o tempo e as pessoas que nos rodeiam, mais tarde ou mais cedo, acabam por nos ensinar o caminho e nós só temos que nos ajustar. Foi assim comigo aí nessa zona e, consigo, provavelmente acontecerá o mesmo.

Conheço bem os ciclos dos porcos do Vale do Sorraia e posso adiantar-lhe que este é um ano belíssimo para quem gosta de espera-los, logo, apesar de os porcos serem bastante pressionados nessa zona, “tenho dificuldade” em perceber quando me diz que não consegue tirar proveito disso.

Diga-me uma coisa: Você caça nos cevadouros já existentes, mantidos/abastecidos pela zona de caça/GFA há já muitos anos ou caça em cevadouros novos, feitos, mantidos/abastecidos por Si?

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Seg Mar 04, 2013 1:33 pm

Bom dia Gilberto, o cevadouro foi feito para mim e foi o guarda quue escolheu o local porque eu não conhecia a ZC e os acessos a determinados sitios só se fazem com viatura 4x4 que eu não possuo. Cada sócio é livre de escolher um local para fazer cevadouro desde que não esteja muito próximo de outro. No meu caso é o guarda que trata dele porque eu moro muito longe para poder lá ir com frequência. Aparentemente é uma pessoa neutra e não me parece que queira favorecer uns e prejudicar outros. Não posso dizer que seja muito dedicado em relação ao tratamento do cevadouro mas também não é totalmente despreocupado, passa por lá de vez em quando e sempre que lhe pergunto como vão as coisas vai me dando informações a cerca do paradeiro dos porcos. Também não me parece que seja pouco entendido no assunto, dá a entender que tem conhecimentos sobre a crença dos animais. Pelo que sei, este inverno foi muito fraco em geral para todos os esperistas da ZC, digo que é normal os porcos desaparecerem da zona e não irem bem aos cevadouros apenas pela informação que o guarda me dá, se é assim ou não, não sei, tenho "papado o que me vendem". Tenho aguardado pacientemente que as coisas melhorem, sei que estou à vontade para lhe pedir para arranjar outro local para fazer outro cevadouro mas não sei o que se anda a passar ali e estou à espera até ao verão para ter uma ideia de como as coisas variam num ano inteiro, pois só lá estou desde Junho. Sei que não tenho experiência mas isso não invalida que hajam porcos a ir ao cevadouro, a pouco e pouco começo a ficar desmotivado com a situação e com as esperas infrutiferas.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 04, 2013 3:14 pm

Olá JMendes

Acredito plenamente que o Sr. que o auxilia nestas coisas esteja de boa-fé e, como tal, uma pessoa séria. Contudo, estarmos longe da caça, como é o seu caso, aliás, o nosso caso, normalmente é uma menos valia sobre diversos aspetos e quem fica a perder somos sempre nós.

Citação:

“…Não posso dizer que seja muito dedicado em relação ao tratamento do cevadouro mas também não é totalmente despreocupado, passa por lá de vez em quando…”

Na minha opinião, entre outras situações possíveis, esta é ou pode ser a razão do seu insucesso e consequentemente do seu crescente descrédito em relação a esta modalidade de caça.

Diz-me a minha experiência nessa zona que, para termos sucesso, para além da quantidade de comida disponibilizada, os “timings” de tratamento têm de ser escrupulosamente cumpridos sob pena de acontecer o que nos conta. Esta é uma regra de ouro e meio caminho andado para atingir os seus objetivos na sua zona de caça. Isto claro se não existirem outros fatores que intervenham na dinâmica dos cevadouros. Atenção!

O JMendes já pensou que onde existam muitos cevadouros, dentro e fora de uma zona de caça, é este o caso, quem nunca deixa faltar a “paparoca” neles tem sempre vantagem?

Eu dou-lhe um exemplo: o cevadouro é abastecido de comida num determinado dia. Nesse mesmo dia ou no dia seguinte os porcos caiem-se lá e comem; no outro dia, pressupondo que o cevadouro ainda tem comida, voltam e comem até esgotarem a mesma; como são animais de hábitos, nos dias seguintes voltam ao mesmo sítio á procura dela, mas como não a encontram, normalmente e naturalmente procuram alternativas e, se encontram outro cevadouro, e que, por sinal, até está bem abastecido de comida, quer em quantidade, quer em assiduidade, não tenha dúvidas que eles depressa se enraízam nele e se “esquecem do seu” por uns tempos. E digo-lhe mais: se a pessoa que trabalha este cevadouro souber geri-lo convenientemente para além da disponibilidade de comida, o que também é muito importante e a ter em consideração, ela terá sempre vantagem em relação aos demais.

Cada zona, seja de caça ou territorial, tem a sua dinamica...

Abraço.

GP

Última edição por GPinelas em Ter Mar 05, 2013 11:05 am, editado 1 vez(es)
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Seg Mar 04, 2013 4:00 pm

Já tem a contecido chegar lá e ter os paus espalhados e o milho não estar lá. Pelo menos 2 vezes que me lembre. Mas ultimamente o problema não tem sido esse, o mesmo milho chega a estar lá semanas sem que lhe toquem. Cheguei a ter uma mini cultura de trigo, que germinou devido às chuvas e ao longo tempo que esteve debaixo dos paus pois não tinha clientela. Tenho até 2 tambores próprios para o efeito que nunca cheguei a colocar por não haver necessidade, ando a gastar a mesma saca de milho (40 Kg) desde Agosto!!! ja tem acontecido ligar-lhe a perguntar quando lá foi e noto que fora da lua costuma ir de 3 em 3 ou 4 em 4 dias, na altura da lua vai dia sim dia não e por vezes até todos os dias, quando por algum motivo passa para aquele lado da ZC. Quanto ao horário em que ele lá vai, normalmente é sempre da parte da manhã mas não existe hora certa. A viatura é sempre a mesma e possivelmente as botas que ele usa também. É como diz, quem vive longe tem que se sujeitar, está sempre mais limitado e em desavantajem em relação aos que lá moram e tratam os seus próprios cevadouros e andam sempre em cima do acontecimento, vêem trilhos, estudam passagens, encames, etc. Contudo, existem sócios que já têm morto porcos em cevadouros tratados por ele. Portanto, em relação à falta de comida, pode ter acontecido perder 1 porco ou 2 por irem lá no dia seguinte e não encontrarem nada, mas julgo que não será a razão principal para o insucesso, já nos timings acredito que possa ter grande relação com isso. A ZC é grande mas apenas existe um cevadouro a cerca de 500 metros, os restantes são bastante afastados e a maioria está do lado do Couço, o meu é já a caminho de Montargil, na extrema da nossa reserva, perto de uma pedreira que existe à beira da estrada. Será que o problema vem de outra ZC?

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Seg Mar 04, 2013 4:05 pm

GPinelas escreveu:
o cevadouro é abastecido de comida num determinado dia. Nesse mesmo dia ou no dia seguinte os porcos caiem-se lá e comem; no outro dia, pressupondo que o cevadouro ainda tem comida, voltam e comem até esgotarem a mesma; como são animais de hábitos, nos dias seguintes voltam ao mesmo sítio á procura dela, mas como não a encontram, normalmente e naturalmente procuram alternativas e, se encontram outro cevadouro, e que, por sinal, até está bem abastecido de comida, quer em quantidade, quer em assiduidade, não tenha dúvidas que eles depressa se enraízam nele e se “esquecem do seu” por uns tempos. E digo-lhe mais: se a pessoa que trabalha este cevadouro souber geri-lo convenientemente para além da disponibilidade de comida, o que também é muito importante e a ter em consideração, ela terá sempre vantagem em relação aos demais.

Abraço.

GP

Mendes põe os olhos aqui no que o professor escreveu acredita que nestas ultimas linhas ele disse muito do que se passará no teu cevadouro
e tal como o Gilberto diz se a pessoa que te trata do cevadouro souber mesmo de porcos e dos seus hábitos racionando a comida mas nunca lhe faltando com ela terás uma grande vantagem em relação aos de mais cevadouros Wink

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Seg Mar 04, 2013 4:33 pm

Não vai ser fácil convencer o guarda a ir lá todos os dias, teria que acordar com ele e isso certamente implica, no mínimo, dobrar o valor que lhe pago para fazer o serviço. Ainda relativamente ao faltar comida, geralmente não comem tudo, parece que já vêm refeitos de outros lados, por vezes afastam os paus e nem tocam no milho, como que a ver se lhes agrada ou não. Foram poucas as vezes que limparam tudo e por vezes até comem apenas os bagos que são espalhados no chão, comendo aqui e ali e nem tocam no monte dos paus. Ele diz também que muitos deles já desconfiam de paus, tambores, tubos e tudo o que seja pouco natural, já devem ter apanhado algum susto e associam issso tudo. Estou a tentar fazer as coisas o mais naturalmente possivel para que tenham confiança no local.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Seg Mar 04, 2013 5:54 pm

hum coisa estranha parece-me que terás por ai patinhas de texugos , e o facto de desviarem os paus e pouco ou nada comerem poderá dever-se a ser um porco sabido e manhoso , mas só vendo o local e os rastos para te poder dizer com certeza do que se trata Neutral

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Seg Mar 04, 2013 9:13 pm

Que me lembro só por uma vez lá andou uma vara deles que estava tudo pisado, eram grandes e pequenos. Geralmente vai sempre só 1 ou 2 por noite mas pelos rastos não me parece que sejam muito grandes. Pode é ser algum porco velho mas não muito corpulento, ou algum que já ande escaldado com paus, sei lá...

Jmendes

Ver perfil do usuário

RE: Esperas ao Javali

Mensagem  jmpb em Seg Mar 04, 2013 9:15 pm

Boa Noite!
Pelos "sintomas" também me parece que possa ser texugo que lá vá..quanto aos bagos, os corvos também os comem..

Última edição por jmpb em Seg Mar 04, 2013 9:18 pm, editado 1 vez(es)

jmpb

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Seg Mar 04, 2013 9:17 pm

E um texugo tem cabedal para mandar os troncos para o lado? Alguns deles são bem pesados, rastos deles nunca reparei, custa-me a crer mas.... Os bagos são os corvos, as perdizes etc, todos comem mas não é por aí...

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  jmpb em Seg Mar 04, 2013 9:26 pm

Desviam sim, abrem buracos e cavam para desviar..Aqui ta uma imagem de um num dos meus cevadouros.[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [/img]

Última edição por jmpb em Seg Mar 04, 2013 9:41 pm, editado 1 vez(es)

jmpb

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Seg Mar 04, 2013 9:29 pm

Amigo, tente recolocar a imagem porque julgo que não dá para ver. Ali não há buracos nenhuns... aquilo deve ser porco fino, empurra os paus todos para o mesmo lado, dá meia volta e vai-se embora. pode é ser algum porco de 2 patas scratch

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  benelli_crio em Seg Mar 04, 2013 9:40 pm

Boa noite, não pretendo fazer publicidade nem denegrir a imagem da reserva que o JMendes la e da qual eu sou sócio desde que tirei a carta e o meu pai foi um fundador, pretendo apenas esclarecer alguns pontos aqui já falados, a reserva para quem não conhece é bastante grande em numero de hectares mas não constitui uma boa reserva para conseguir fixar os javalis lá dentro pois a área da mesma não é toda contigua, sendo que a maior parte, não sei bem os hectares, pertence á casa Barreiras e era aí a melhor zona de porcos mas este ano está a ser "queimada", pois têm andado a cortar o mato e gradar e a limpar alguns vais que tinham bons encames.

Na alura que julgo que o senhor Gilberto Pinelas veio cá fazer esperas, que foi nos primeiros anos da zona de caça, quando era tudo municipal, o guarda era outro (Dimas), e a principal diferença era que tinhamos quase o dobro da área de reserva, só da Casa Barreiras tinhamos o dobro porque eles há uns anos retiraram uma parte para fazer uma turistica, nessa altura faziam-se esperas com bons resultados, e faziam-se pelo menos duas montarias por ano com alguns resultados (á volta dos 8 ou 9 porcos), nessa altura ainda quase ninguém caçava lá de espera aos javalis.

Daí para cá algumas parcelas foram retiradas á reserva e com o consequente aumento de caçadores de espera fomos tendo cada vez mais cevadouros sendo que agora o número se situa no que o JMendes referiu anteriormente, sendo que se estiverem 5 ou 6 ocupados numa noite de esperas já é muito, muito pessoal é de fora e não pode vir pelos mais diversos motivos.
O número de cevadouros pode ser um pouco elevado para a zona mas é as esperas que neste momento ainda predem alguns sócios á reserva e como sabemos á que tentar ao máximo perder sócios pois todos sabemos a crise que passamos.

No que respeita aos porcos não frequentarem o cevadouro assiduamente, falando da minha experiência, sendo ou não sendo ano de bolota, nunca tive (eu ou o meu pai) cevadouros aqui que fossem comidos totalmente vários dias seguidos, para isso conta a proximidade dos cevadouros, falo do exemplo do cevadouro do JMendes,julgo que é o que está ao pé da porta 60 dos pombos, a cerca de 1 km está o meu, a cerca de 500m ou pouco mais está outro, a cerca de outro km está outro onde por sinal esta lua entrou uma vara de 9 onde vinha um navalheiro que foi abatido e a cerca de 2 km está o do meu pai onde esta lua no primeiro dia matei uma porquita de 60 e tais quilos que entrou sozinha, pode se com isto ver que todos os cevadouros desta zona são frequentados quase de certeza pelos mesmos javalis, e pelo que tenho visto 4 ou 5 bocaditos de massoroca ou uma macheia de bolotas enchem a barriga a um javali (salvo se for uma vara) , um javali que passe primeiro a um cevadouro e coma, passa o resto da noite a deambular pela zona sem ir aos outros cevadouros ou se for é só inspeccionar, e acredito que em algumas zonas o javalis façam sempre o mesmo percurso dos encames para a comida mas aqui não é o caso.

Falando tratamento dos cevadouros, eu trato do meu e do meu pai , de dois em dois dias fora da lua, quando se aproxima a lua e durante esta vou lá todos os dias. Com a extensão da zona de caça (os cevadouros mais distantes é capaz de estarem separados por 25 quilometros entre covas e cabeços) e com algumas dificuldades financeiras á que fazer uma boa gestão do gasto de combustivel e para isso o guarda não pode ir todos os dias tratar dos cevadouros da malta de fora, apesar de eles pagarem 10 euros por mês para isso (acho que é isso), o guarda faz a organização da volta e tenta passar de de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias por cada cevadouro, acho que ninguem está descontente com o tratamento que ele faz e têm-se matado alguns porcos em cevadouros tratados por eles, mas para quem pode não há experiência que substitua tratar por si próprio de um cevadouro e é da maneira que se aprende mais sobre os hábitos deste animal.

Com tudo isto já está um post enorme...
Cumprimentos

benelli_crio

Ver perfil do usuário

Mensagem  jmpb em Seg Mar 04, 2013 9:53 pm

Posso concrdar consigo, mas no meu caso, num espaço de aproximadamente 2 km2 temos 5 cevadouros e por norma quando vai a um, percorre-os todos..Há que lembrar que percorrem vários km numa só noite..

jmpb

Ver perfil do usuário

Mensagem  benelli_crio em Seg Mar 04, 2013 11:09 pm

Sim eles andam toda a noite e fazem vários quilometros, mas no fim de encherem a barriga num, passam ao lado dos outros e não vão ao cevadouro propriamente dito, no meu muitas vezes não vão lá mas passam a 50 metros...
benelli_crio

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Ter Mar 05, 2013 8:47 am

Boas Tiago, tu melhor do que eu conheces as crenças e habitos dos porcos na zona, e foi isso que o Herminio sempre disse. Eu tambem não quero denegrir a imagem de nada nem ninguém, o que se passa no meu, é um mal geral, possivelmente as coisas mudaram muito desde a altura em que o Gilberto lá caçava. É o que temos e há que ter paciencia, um dia eles aparecem...

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Ter Mar 05, 2013 10:34 am

Mendes se os texugos tem força para tirar os paus ? nem queiras saber a força que um texugo tem eu já os vi rebolar paus que eu quase não podia com eles o texugo tem imensa força nas patas da frente não é por nada que fazem muito mais estragos aos cães que certos navalheiros Rolling Eyes

acredita amigo a unica coisa que os texugos se vem aflitos para tirar é os discos da grade de discos e mesmo esses ao fim de uns minutos eles dão lhes a volta

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 05, 2013 1:10 pm

Olá “Benelli_Crio”

Isso que nos conta é verdade. Eu confirmo. De facto fiz aí algumas e boas esperas assim como umas montarias/ganchos muito divertidos, nomeadamente nessa zona da “Casa Barreiras” onde, como nos conta, os porcos marcavam regularmente presença. Todavia, tive também a oportunidade de realizar esperas em quase toda a extensão da dita “ZCM” e, em muitos dos cevadouros aí existentes, obtive também bons resultados, quer em avistamentos, quer em abates.

Dir-me-á o “Benelli Crio” (qual é o seu nome?) que eram outros tempos e que a realidade atual é diferente no que diz respeito a este tipo de coisas que aqui e agora discutimos naturalmente. Sim é verdade, sem dúvida. Contudo, mesmo assim, diz-me a experiência que o aproveitamento dos recursos versus as possibilidades, pode ser sempre melhorado se devidamente trabalhado. Há muitas formas de colmatarmos eventuais assimetrias se soubermos fazer as leituras corretas e nos reajustarmos às novas realidades…

Relativamente ao que comentei ou disse acerca da zona de caça, nomeadamente sobre o Sr. que é responsável pela sua guarda, longe de mim quaisquer intenções de querer “comprometer” ou insinuar seja o que for, pois seria no mínimo deselegante da minha parte tratar mal quem me recebeu bem enquanto por aí deambulei.

Abraço

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  benelli_crio em Ter Mar 05, 2013 6:21 pm

Boa tarde, realmente podia ter escolher um nick melhor... O meu nome como está na apresentação é Tiago Castanhas. Certamente não se lembrará, mas na altura que caçou por lá nas esperas acho que foi com você e com um colega seu que estive no café arcadas a falar um pouco e foi esse colega seu que foi esperar um porquito bastante experiente que ensinou muito a mim e ao meu pai no primeiro cevadouro que fizémos e quando ainda o meu pai não tinha a carabina, porco esse que nessa noite se mostrou mas de repente voltou costas e não deu hipotese de tiro, pelo menos foi o que o guarda nos disse nessa altura.Só um aparte, esse porco sentido várias vezes por mim e pelo meu pai espantava qualquer outro da zona e no cevadouro apenas se ia roçar num pinheiro e do comer que dispunha de muito milho e bolotas apenas comia 5 ou 6 bolotas e não tocava em mais nada, era certinho, mas a pouca experiência nossa na altura que entre esperas no chão a curta distância, depois dentro da carrinha e por fim num pequeno palanque apenas serviram para lhe dar mais experiencia, por fim esse porco foi morto de uma forma indigna para ele na minha opinião, deu com pessoas nesse cevadouro abalou a bufar e foi passar numa passagem para outra reserva onde estava outro caçador que o abateu.

Também não foi o meu objectivo estar a dizer bem ou mal de pessoas e reservas, apenas estive a relatar alguns factos e a dar algumas opiniões que formei com poucos anos de experiência e certramente não serão as mais crediveis.

Podes acreditar JMendes quando comecei a utilizar discos de grades para tapar o comer pensei ter finalmente encontrado algo que me garantisse que só os porcos comiam o que lá estava, até dava graça ver as ovelhas e as cabras que antes devoravam tudo o que estava debaixo de telhões e paus a espezinhar os discos e não conseguiam tirar nada, contudo no verão passado tive uma pequena familia de texugos a ser frequentadora assidua do cevadouro e durante uma espera pude ver com os meus olhos o trabalho em equipa de três texugos a empurrarem todos do mesmo lado um disco de grade não dos normais de trator mas sim um de um catrapila que pesa bem mais e que uma pessoa se vê á rasca para levantar portanto esses bixos metem o focinho onde querem.

Cumprimentos

benelli_crio

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 06, 2013 11:35 am

Olá Tiago (assim está bem…)

Agora que me avivou a memória, lembro-me perfeitamente de estar um dia nesse café a comer a dita bifana antes da espera e, com o Joaquim Ramalho, o meu companheiro de esperas na altura, falarmos com um Sr. acerca das caçadas. Era, você Tiago?

Não me diga que você é filho do Sr. que, se bem me lembro, para além de ser “proprietário” do cevadouro onde ia esse porcalhão, tinha como atividade profissional qualquer coisa ligada á panificação. Acertei, Tiago?

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  benelli_crio em Qua Mar 06, 2013 12:09 pm

Bom dia.
Vejo que a sua memória não falha, é exactamente isso, só me lembrava do apelido desse seu colega e não mencionei pois podia estar errado, foi ele que foi para lá uma noite de uma sexta feira esperar esse porco, já não me lembro se foi o meu pai que o foi lá levar ou se foi o guarda, o que o guarda (Dimas) nos disse depois foi que o porco entrou tal como era previsto por volta das 11, foi ao sitio onde costumavamos pôr a carrinha ver se ela lá estava, como não estava começou a caminhar para o cevadouro mas suspeitou de alguma coisa voltou costas e foi para o encame, acho que só foram buscar o seu colega por volta das 5 e tal da manhã, o senhor deve saber melhor que eu...
O mal daquele cevadouro era estar demasiado próximo do encame, mas pronto serviu para aprendermos pois foi o primeiro cevadouro que fizemos e conseguimos com isso ensinar muito a esse porco e ele a nós, tivémos a sorte de calhar logo com este que não deixava mais nenhum frequentar o local.

Só para ver o que mudou, esse vale que naquela altura servia de um bom encame para os porcos está hoje completamente limpo...

Cumprimentos

benelli_crio

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 06, 2013 12:29 pm

Bom tarde Tiago

Esse porco foi de facto esperado pelo meu companheiro de esperas de outrora e após o seu Pai ter falado com o Dimas e ter dito que cedia o cevadouro a um de nós para que tentássemos enganar o dito porcalhão.

E como nos conta, de facto logo na primeira espera, o Joaquim teve o porco á sua mercê mas foi pouco lesto e deixou-o ir embora.

Se bem me recordo, esse cevadouro ficava numa covada, cuja comida (bolotas) eram tapadas com uma telha. Recordo-me ainda que o seu Pai, corrige-me se estiver a “delirar” (risos…), chegou a fazer um tipo de “cabana” muito perto do dito cevadouro onde esperava o porco dentro da “pick-up”. Estou a falar bem, Tiago?

O seu Pai, nalgumas conversas que tivemos, fazia-nos sempre crescer água na boca dizendo que o porco era um navalheiro muito sabido, descomunal e um velho conhecido dos esperistas da zona. Não sabia que o tinham abatido dessa forma, numa passagem, mas às vezes acontece. Nas Onzenas também tive um caso desses… esperei-o uma vintena de vezes e morreu numa passagem para a Boavista.

Ó Tiago, como o mundo é pequeno… belos tempos.

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 06, 2013 12:36 pm

Você agora fez-me viajar no tempo e lembar-me de momentos/jornadas inesquíceveis... obrigado.
Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 21 Anterior  1, 2, 3 ... 11 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: