Esperas ao javali

Página 6 de 21 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Esperas ao javali

Mensagem  manuel cheta em Seg Mar 18, 2013 3:22 pm

Duas noites, quatro cevadouros..... Sad

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 18, 2013 3:48 pm

Jmendes escreveu:Acabei agora de falar com o guarda que lá tinha ido na sexta feira mas estava tudo na mesma, entretanto hoje voltou lá e já havia novamente sinais da presença de porcos, mexeram e comeram alguma coisa mas ainda deixaram. À partida forem 2 que lá andaram. Agora é a parte mais dificil que é seguir o conselho do Gilberto e aguentar até dia 23 EHEHEH.

Será melhor levar uma tabacada? scratch Laughing

Aguente-se, porra (risos...), que assim você corre o risco dos porcos lhe entrarem no escuro, Você não vê nada, acende a "menina" (risos...) e ainda faz borrada. Deixe isso mais para a frente de modo a ter mais luz e durante mais tempo. Tá dificilo convencê-lo hein (risos...)?

O tabaco é só para o Cheta e para mim (risos...). Ponha-se a inventar, ponha-se, que fica mais um mês a pão e água e a Sad (risos...).

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 18, 2013 3:50 pm

manuel cheta escreveu:Amigo Gilberto, também compreendo! Há quem persiga durante meses um grande num cevadouro e nunca o consiga e numa noite em que ele dispensou o cevadouro a um amigo.....Pummm!
A verdadeira essência é essa, a ilusão e a incerteza!

Abraço
MC

Nem mais!

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Seg Mar 18, 2013 4:28 pm

este mês ainda estou a seco só se aparecer por ai algo que valha a pena eu ir mas para a próxima lua começo novamente umas esperitas para os lados da corte de pinto Wink

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 18, 2013 6:14 pm

Citação:

"Eu adoro fazer experiências e tenho chegado a muita conclusão, mas os javalis são como nós bastante curiosos e uns bastante medrosos e outros não!"

Tal e qual... e é isto, esta postura aliada a uma enorme paixão que nos faz evoluir...

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Ter Mar 19, 2013 1:58 pm

Estou aqui em pulgas mas não vou, este fim de semana engano um, tou cá com uma fezada Laughing

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 19, 2013 3:14 pm

Jmendes escreveu:Estou aqui em pulgas mas não vou, este fim de semana engano um, tou cá com uma fezada Laughing

Você aguente-se Homem, você aguente-se (risos...) que, "guardado está o bocado para quem o há de comer".

Abraço e estou a torcer por si.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Ter Mar 19, 2013 4:01 pm

Estou a pensar ir Sexta ou Sábado. Domingo volto lá porque tenho reunião da ZC da parte da manhã. Se nas noites anteriores não tiver nenhum encontro com eles, fico para outra espera na noite de Domingo. Há que insistir que um dia um deixa-se enganar. Vou também começar a tratar de chegar o cevadouro um pouco à frente, meia dúzia de metros pelo menos. Fico mais distante, continuo na mesma com boa visibilidade e espero tirar alguma vantagem com a alteração, de facto sempre achei qu este estava um pouco perto de mais, mas foi o local que me aconselharam na altura. Vou também tentar que o guarda me vá colocar ao palanque, se por alguma razão não for possivel, vou deixar o carro a 20-30 metros do palanque mas terá que ficar no caminho, do lado esquerdo do posto, ficando um pouco ao descoberto. Também fui aconselhado a deixar o carro de preferência na sombra de uma árvore. Já sei que caminhar o menos possivel é o mais indicado mas em relação ao carro ficar muito à vista, é grave ou nem por isso? é que é sempre um "mono" que está á vista, e podem estranhar a sua presença.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Ter Mar 19, 2013 4:14 pm

Eu hoje não vou Sad talvez amanhã! Smile

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 19, 2013 5:41 pm

Você é mesmo "mau" ò Manuel Cheta (risos...). Sad

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 19, 2013 5:52 pm

Jmendes escreveu:Estou a pensar ir Sexta ou Sábado. Domingo volto lá porque tenho reunião da ZC da parte da manhã. Se nas noites anteriores não tiver nenhum encontro com eles, fico para outra espera na noite de Domingo. Há que insistir que um dia um deixa-se enganar. Vou também começar a tratar de chegar o cevadouro um pouco à frente, meia dúzia de metros pelo menos. Fico mais distante, continuo na mesma com boa visibilidade e espero tirar alguma vantagem com a alteração, de facto sempre achei qu este estava um pouco perto de mais, mas foi o local que me aconselharam na altura. Vou também tentar que o guarda me vá colocar ao palanque, se por alguma razão não for possivel, vou deixar o carro a 20-30 metros do palanque mas terá que ficar no caminho, do lado esquerdo do posto, ficando um pouco ao descoberto. Também fui aconselhado a deixar o carro de preferência na sombra de uma árvore. Já sei que caminhar o menos possivel é o mais indicado mas em relação ao carro ficar muito à vista, é grave ou nem por isso? é que é sempre um "mono" que está á vista, e podem estranhar a sua presença.

Ó JMendes, você quer matar um porquinho ou não?
Deixar o carro a 20 ou 30 metros ao seu lado?
Ó Homem, nem pense nisso!
Arranje maneira do Guarda ir leva-lo nesse dia até ao palanque; vá na cx da carrinha e logo que chegue ao palanque, salte dela diretamente para o mesmo sem por os pés no chão e agora, por ser tarde, esqueça a mudança do cevadouro, deixe estar onde está e não se farte de esperar, não dê por terminada a espera muito cedo, mesmo que nada sinta ou veja. Num minuto tudo muda... faça isso.

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Ter Mar 19, 2013 7:12 pm

GPinelas escreveu:Você é mesmo "mau" ò Manuel Cheta (risos...). Sad

Abraço.

GP

Porquê? Twisted Evil

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Ter Mar 19, 2013 7:20 pm

Ainda pergunta (risos...)? Very Happy

A "malta", onde me incluo, cheia de "fominha" (risos...) e você basta-lhe estender a "passadeira vermelha" no esteval (risos...) que eles não despegam? Shocked

Abraço.

GP
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Ter Mar 19, 2013 8:57 pm

GPinelas escreveu:
Jmendes escreveu:Estou a pensar ir Sexta ou Sábado. Domingo volto lá porque tenho reunião da ZC da parte da manhã. Se nas noites anteriores não tiver nenhum encontro com eles, fico para outra espera na noite de Domingo. Há que insistir que um dia um deixa-se enganar. Vou também começar a tratar de chegar o cevadouro um pouco à frente, meia dúzia de metros pelo menos. Fico mais distante, continuo na mesma com boa visibilidade e espero tirar alguma vantagem com a alteração, de facto sempre achei qu este estava um pouco perto de mais, mas foi o local que me aconselharam na altura. Vou também tentar que o guarda me vá colocar ao palanque, se por alguma razão não for possivel, vou deixar o carro a 20-30 metros do palanque mas terá que ficar no caminho, do lado esquerdo do posto, ficando um pouco ao descoberto. Também fui aconselhado a deixar o carro de preferência na sombra de uma árvore. Já sei que caminhar o menos possivel é o mais indicado mas em relação ao carro ficar muito à vista, é grave ou nem por isso? é que é sempre um "mono" que está á vista, e podem estranhar a sua presença.

Ó JMendes, você quer matar um porquinho ou não?
Deixar o carro a 20 ou 30 metros ao seu lado?
Ó Homem, nem pense nisso!
Arranje maneira do Guarda ir leva-lo nesse dia até ao palanque; vá na cx da carrinha e logo que chegue ao palanque, salte dela diretamente para o mesmo sem por os pés no chão e agora, por ser tarde, esqueça a mudança do cevadouro, deixe estar onde está e não se farte de esperar, não dê por terminada a espera muito cedo, mesmo que nada sinta ou veja. Num minuto tudo muda... faça isso.

Abraço.

GP

A mudança do local do cevadouro não é durante a lua, mas quando esta terminar. Vou fazer os possiveis para ele me ir lá colocar, mas vou sempre ter que meter os pés no chão para tirar o cadeado da porta do palanque, e se meter uns borrifos de gasóleo nas botas, o que acha?. Se não me puseram lá não tenho outra hipotese, ou deixo o carro perto para andar menos ou deixo o carro longe e tenho que andar mais, daí eu ter pergutado o que é preferivel. Se há quem os mate nos carros... Tá a ver a minha dúvida? scratch

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  vouga em Ter Mar 19, 2013 9:31 pm

existem muitas ideias e opinioes, qualquer uma delas podem ser crediveis e acertadas...
todas elas sao baseadas em experiencias que cada caçador tem...
eu costumo ir para o palanque sempre de botas de borracha e tem corrido bem, sem ser borrifado
por produto algum, seja ele gasoleo ou outro...
Com isto nao quer dizer que é a unica maneira, tenho a certeza que existem outras opçoes embora nao
as pratique, tais
como: sacos plastico nos pés, borrifos de gasoleo ou outro produto...
outra opção é ir cedo para o palanque, sugiro sempre 1hora antes do por do sol, para alem de
poder dissipar um pouco o odor tambem é possivel, em locais mais sossegados, o javali vir espreitar
mais cedo, como já me aconteceu e de todas elas eu estava sempre desprevenido... Laughing

vouga

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Ter Mar 19, 2013 10:33 pm

Todos carregados de porcos...e eu so quero...dar um tirinho a 1!!! Seus lambões Sad...

Manuel...se houver porcos? Isso ai é PRAGA!

João, pisa muito o chao pisa e depois acontece-te o que me aconteceu a mim, oiço um ronco olho e tava ele de cabeça no ar a oolhar para mim para o palanque do lado da entrada do palanque...tentei jogar a mao a arma, e aláaaa que se faz tarde, ainda o tive na mira mas era um tiro de rabo e um porco daqueles não merecia la ficar ferido... Espero que ainda por lá ande, merece a vida, astuto e sabido.

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Ter Mar 19, 2013 11:39 pm

Quem me dera estar carregadinho deles, ter lá 1 ou 2 é uma sorte.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  dany_26 em Qua Mar 20, 2013 10:17 am

SPEEDS escreveu:Todos carregados de porcos...e eu so quero...dar um tirinho a 1!!! Seus lambões Sad...

Manuel...se houver porcos? Isso ai é PRAGA!

João, pisa muito o chao pisa e depois acontece-te o que me aconteceu a mim, oiço um ronco olho e tava ele de cabeça no ar a oolhar para mim para o palanque do lado da entrada do palanque...tentei jogar a mao a arma, e aláaaa que se faz tarde, ainda o tive na mira mas era um tiro de rabo e um porco daqueles não merecia la ficar ferido... Espero que ainda por lá ande, merece a vida, astuto e sabido.

ehehe ca grande martelo até tavas branco e eufórico quando te fui buscar Twisted Evil

dany_26

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 20, 2013 3:25 pm

JMendes

Faça os possíveis e os impossíveis, nem que seja só esta vez, mas peça ao GFA que o leve ao palanque. Esqueça o carro a 20 ou a 2000 metros. Chegado ao palanque, repito, dê um salto á tarzan para o palanque (risos…), pendure-se nele, no andaime, na porta, no pinheiro, no que quiser para conseguir abrir o dito cadeado, mas não ponha os pés no chão.

Meter combustível nas botas (risos…) também não me parece ser solução neste caso ó JMendes. Antes pelo contrário. Isso pode fazer-se mas noutras circunstâncias que não esta. Um dia poderei explicar-lhe como pode funcionar de modo a tirar partido disso, logo, não o aconselho a fazer isso e agora. Até o odor que deixa no andaime através das suas mãos quando sobe para o palanque pode ser o bastante para os afugentar. Sabia?

Eu próprio quando sou obrigado a fazê-lo, antes de chegar ao sítio das decisões, costumo arrancar folhas da vegetação existente na zona (eucalipto, pinheiro, esteva, alfazema…) e que, depois de amassadas, as esfrego na vestimenta, rosto e mãos. Parece ridículo não é (risos…)?

Mas não faz mal, pois não me tenho dado mal com tal procedimento… o “gasoil” (risos…) dissimula o nosso cheiro, é um facto, mas, em simultâneo, pode atraí-los até nós e da pior forma… procurarem-nos, estarem perto, não significa que os tenhamos á “mão de semear”, a jeito para soltarmos o tiro.

Já a roupa a utilizar nas esperas, também a pode acondicionar, antes e depois das mesmas, numa pequena arca ou caixote juntamente com a tal vegetação da zona para lhe dar um odor natural, etc. etc., etc. Ou seja: há uma série de procedimentos que, embora pareçam anedóticos e não permitam certezas, podem de facto ajudar-nos a marcar a diferença.

Eu, nestas circunstâncias, costumo pensar assim: “pode não ajudar, mas mal também não faz”…

“… Se há quem os mate nos carros…”, diz você. Pois há. E talvez por isso, por serem atirados constantemente de dentro dos carros, em determinadas zonas, é o caso da sua, (atenção que não me estou a referir á zona de caça!) quando sentem ou veem um “bicho desses com 4 rodas” (risos…)na maioria das vezes, “ò patinhas que já volto” ou “espera aí sentadinho que já entro”!

Os porcos têm comportamentos díspares e de acordo com as zonas onde deambulam, com o modo como são pressionados cinegeticamente, com a proximidade do homem em geral, com as práticas agrícolas/pecuária, com a relação alimentar, etc., logo, uniformizarmos de um modo genérico e ou aleatório o comportamentos destes animais face às nossas intenções quando decidimos espera-los, podemos estar a cometer um erro fatal…

Um abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Qua Mar 20, 2013 4:49 pm

GPinelas escreveu:JMendes

Faça os possíveis e os impossíveis, nem que seja só esta vez, mas peça ao GFA que o leve ao palanque. Esqueça o carro a 20 ou a 2000 metros. Chegado ao palanque, repito, dê um salto á tarzan para o palanque (risos…), pendure-se nele, no andaime, na porta, no pinheiro, no que quiser para conseguir abrir o dito cadeado, mas não ponha os pés no chão.

Meter combustível nas botas (risos…) também não me parece ser solução neste caso ó JMendes. Antes pelo contrário. Isso pode fazer-se mas noutras circunstâncias que não esta. Um dia poderei explicar-lhe como pode funcionar de modo a tirar partido disso, logo, não o aconselho a fazer isso e agora. Até o odor que deixa no andaime através das suas mãos quando sobe para o palanque pode ser o bastante para os afugentar. Sabia?

Eu próprio quando sou obrigado a fazê-lo, antes de chegar ao sítio das decisões, costumo arrancar folhas da vegetação existente na zona (eucalipto, pinheiro, esteva, alfazema…) e que, depois de amassadas, as esfrego na vestimenta, rosto e mãos. Parece ridículo não é (risos…)?
Mas não faz mal, pois não me tenho dado mal com tal procedimento… o “gasoil” (risos…) dissimula o nosso cheiro, é um facto, mas, em simultâneo, pode atraí-los até nós e da pior forma… procurarem-nos, estarem perto, não significa que os tenhamos á “mão de semear”, a jeito para soltarmos o tiro.

Já a roupa a utilizar nas esperas, também a pode acondicionar, antes e depois das mesmas, numa pequena arca ou caixote juntamente com a tal vegetação da zona para lhe dar um odor natural, etc. etc., etc. Ou seja: há uma série de procedimentos que, embora pareçam anedóticos e não permitam certezas, podem de facto ajudar-nos a marcar a diferença.
Eu, nestas circunstâncias, costumo pensar assim: “pode não ajudar, mas mal também não faz”…

“… Se há quem os mate nos carros…”, diz você. Pois há. E talvez por isso, por serem atirados constantemente de dentro dos carros, em determinadas zonas, é o caso da sua, (atenção que não me estou a referir á zona de caça!) quando sentem ou veem um “bicho desses com 4 rodas” (risos…)na maioria das vezes, “ò patinhas que já volto” ou “espera aí sentadinho que já entro”!

Os porcos têm comportamentos díspares e de acordo com as zonas onde deambulam, com o modo como são pressionados cinegeticamente, com a proximidade do homem em geral, com as práticas agrícolas/pecuária, com a relação alimentar, etc., logo, uniformizarmos de um modo genérico e ou aleatório o comportamentos destes animais face às nossas intenções quando decidimos espera-los, podemos estar a cometer um erro fatal…

Um abraço.

Gilberto Pinelas

O que está a negrito já me tinha ocorrido fazer e vou começar a tratar de seguir esses procedimentos mais naturais. Vou até arranjar uma roupa (de inverno e verão) e umas botas só para o efeito e um caixote de plástico para a guardar. Quanto ao guarda ele vai lá estar na sexta feira e deixa-me lá no palanque. Lá terei eu que andar em equilibrismos para me meter lá dentro Laughing e espero às 18 horas já estar colocado. Falei com ele hoje, mas hoje não pôde lá ir, foi ontem mas estava tudo na mesma. Devo ir na sexta feira.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qua Mar 20, 2013 6:28 pm

Então faça-o que só tem a ganhar e nada a perder.

Essa boa nova do GFA é mais uma peça que se encaixa no “puzzle” e reforça a estratégia. O equilibrismo, presumindo que você ainda é novo, isso será como beber um copo de água (risos…).

Até aqui parece-me que está tudo a conjugar-se para que possa ser bem-sucedido, ou então, caso isso não aconteça, pode acontecer (risos…), ficar ainda com o sentimento de dever cumprido no que toca á prática de bons procedimentos, ficando com a certeza que se eles não entraram, a culpa não terá sido sua. Contudo, volto a frisar, ainda faltam duas coisas, dois procedimentos tão ou mais importantes que o restante supostamente adquirido para fechar o dito “puzzle”, e que passa pelo tempo de espera e o modo como se comporta durante o mesmo.

Sobre o tempo de espera, se chegou a este patamar de empolgamento, vai ter que ser guerreiro e, no mínimo, mentalizar-se que o tempo poderá ser longo, quiçá para além do previsto inicialmente.

Caso os porcos não entrem no cevadouro até a lua se esconder, espero bem que não, sinceramente, mesmo assim, não aborte a espera e prolongue-a durante mais uma hora no crepúsculo da noite, pois essa terra branca e á distância que o cevadouro se encontra de si, qualquer porco que dê a cara, a sua silhueta estará sempre visível e o cano da calibre doze capaz de o alinhar. Não desista!

Sobre o modo de comportamento a utilizar neste caso, e tendo em conta aquele nervosismo, aquela ansiedade que se apodera naturalmente de alguns esperistas na sua evidente condição, eu, no seu caso específico, faria o seguinte:

- Farnel para o palanque nem pensar (risos…). Coma antes e bem.

- Telemóvel desligado. Não caia na tentação de enviar SMS ou o “diabo a sete”, como tanta gente gosta de fazer e depois queixam-se. As conversas ficam para depois, para o rescaldo da ação.

- Tabaco esqueça. Uns “mentoliptus” de mel e limão previamente preparados para não fazer barulho enquanto os retira do “baralho”, fazem milagres, não deixam secar a garganta, afastam a tosse e relegam facilmente o cigarrinho para mais tarde. Não os deixe fora do bolso porque largam cheiro. Dentro do bolso e fechado (risos…).

- Chegado ao palanque, de imediato e no maior silêncio, ajeite-se de forma confortável de modo a que as horas passem e você não dê por isso. Do mesmo modo, municie de imediato a arma posicionando-a de modo a que não reluza ao luar e que seja facilmente manuseada caso tenha que encara-la. Cuidado com os toques no palanque!

- Agasalhe-se bem de modo a que, durante a noite, não tenha que andar com “danças” de roupa ou “zippers” para baixo e para cima (risos…). Não se esqueça que está muito perto do palco.

- Não tenha a tendência de se apostar/ajeitar muito próximo da janela do palanque. Faça-o o mais recuado possível de modo a que não possam ver a sua silhueta, nomeadamente o seu rosto que facilmente contrastará com a noite.

- No seu caso, mantenha apenas a janela da frente aberta. Não abra as laterais. Assim estará mais resguardado.

- Caso um ou uns javalis lhe entrem no cevadouro ou mesmo se mostrem ainda que nas imediações dele, não caia na tentação de se apressar no passo seguinte. No seu caso parece-me melhor solução deixa-los cumprir. Logo que agarrem na comida, deixe que se tranquilizem e comecem a comer continuamente de cabeça baixa.

- Sorte, muita sorte… nunca perder a noção que nada disto é uma “ciência” exata, mas não desista porque depois você tem que me pagar um copo (risos…).

Querer, é poder…

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Qua Mar 20, 2013 7:45 pm

Obrigado pelos conselhos, que por acaso são os cuidados que tento sempre ter. Não como, não fumo, não mexo no telemóvel, que está em silênciao, a não ser para ver horas e até os Halls costumo ter já desembrulhados e prontos a por na boca. A garrafa de gargalo largo também lá está no caso de aperto... A única coisa que não posso fazer é fechar as laterais pois está sempre a aberto, puderei um dia depois da lua colocar um sistema que me permita baixar e levantar algo que cubra essas partes caso o pretenda, isso não é dicifil de fazer. E quanto às horas, por norma chego sempre 40 a 60 minutos antes de escurcer e permaneço em média 4 horas no palanque, neste horário nunca saio antes das 22 mas posso ficar mais um pouco se for necessário. Não sei se entrarão ainda à luz do dia ou tarde, pela noite dentro. Uma câmara manhosa dava jeito.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Qua Mar 20, 2013 10:32 pm

Belas aulas que aqui tenho lido, parabéns Gilberto.
Dia 6 aparece em pegões no campo de tiro, faço anos, trás o teu filho, o joao mendes também vai la estar e assim a malta come, bebe, da uns tiros aos pratos (coisa que o teu miúdo se pode iniciar) e fala-se de caça.

Manuel cheta e outros, apareçam também, o interesse é só, conviver.

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Qui Mar 21, 2013 12:46 pm

JMendes

Apesar de começar a ser evidente o crescente entusiasmo da sua parte relativamente ao que irá suceder nesta sua espera, há ainda um pormenor, uma situação que me parecer não estar ainda interiorizada e que, tendo em conta o historial da zona, repito, pode deixa-lo desiludido. Estou a referir-me ao tempo de espera, mais concretamente ao seu tempo de espera e que me parece carecer de “afinação” (risos…).

Neste seu caso concreto, não aborde esta sua espera com um tempo pré-definido, muito menos de quatro horas o que me parece particularmente parco, caso eles não deem mão facilmente (risos…).

Vejamos o seguinte ó JMendes:

O sol esconder-se-á às 18.48h. Se você estiver apostado uma hora antes como disse ser a sua intenção, às 17.48h estará no palanque. Se esperar as tais quatro horas como diz ser a sua intenção, mais coisa, menos coisa, dará por terminada a caçada por volta das 21.48h. Com o ocaso lunar a acontecer por voltas das 3.26h veja o tempo que irá desperdiçar caso os porcos esperem por horários que lhe sejam mais confortáveis para entrarem a terreiro.

Dito isto, e visto que se mostrou disposto a mudar outros tantos procedimentos, não deixe para trás um deles que pode ser a chave do sucesso. Se tiver que esgotar as possibilidades, esgote-as todas e não deixe ficar uma de fora, repito. Não posso acreditar que num dia, apenas um dia, alguém (risos…) e até o próprio JMendes não possa compreender esta sua permanência mais prolongada no campo em busca de uma felicidade única e deveras pessoal.

Outra coisa não menos importante: em princípio irá chover aí na zona, mas você mantenha-se “hirto e firme que nem uma barra de ferro” (risos…) e não abandone o palco só por este motivo ou coisa que o valha. Olhe que a chuva aí nessa zona em particular, se devidamente “utilizada”, pode ser também um forte aliado. E digo-lhe isto porque são muito poucos aqueles que os esperam debaixo de chuva e, assim sendo, os porcos depressa aprendem que nestas noites não costumam ser molestados e… percebeu, não percebeu?

Bom, em suma: esqueça essa ideia preconcebida dos horários rígidos, curtos ou o “diabo a sete” e “faça-se esperista” nem que seja por uma noite (risos…). Estou a torcer por Si e só depende de si.

Abraço e jogue-se a eles!

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Qui Mar 21, 2013 1:03 pm

Realmente tinha outra ideia do que o Gilberto considerava abandonar o posto cedo. Até ás 3 ou 4 da manhã o mais certo é não me aguentar. Pelo que tenho ouvido e presenciado, pouca gente ou ninguém o faz por tão longo periodo. Mesmo nas esperas de verão, à meia noite está tudo retirado. Não sigo as esperas como um horários de trabalho, que chegando à hora marcada, mais minuto menos minutos, abando o posto, não, apenas sei que a média de duração das esperas que tenho feito é isso, cerca de 4 a 5 horas. Agora, esperas de 8 e 9 horas, e com o conforto que tenho o mais certo é adormecer. É que muitas vezes quando vou para lá, tenho poucas horas de sono em cima e um dia de trabalho, mas pronto, vou tentar prolongar o meu tempo e a minha paciência. Mas ainda há outro ponto que o Gilberto não tem referido e que muita gente me tem dito que é o fundamental senão mesmo o mais importante. O vento predominante... Não está descurar um pouco este pormenor? Bom, partindo do principio que me deixam no posto também não deve ser um aspecto muito relevante porque não haverão rastos e uma vez colocado não há nada a fazer contra isso.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 21 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: