Esperas ao javali

Página 5 de 21 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 13 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Esperas ao javali

Mensagem  benelli_crio em Qui Mar 14, 2013 10:17 pm

Boas, tava a ver que nunca mais tinha tempo para vir aqui...
Gilberto, ainda relativamente á ideia que apresentou de gestão dos cevadouros de uma resrva não dúvido da sua eficácia, mas em reservas com menor número de sócios e em que estes sejam todos mais "ligados" ou então em que haja um responsável (guarda) para fazer esta gestão, apenas realçando alguns pontos, nesse modelo ninguém teria o seu cevadouro, se calhar não poderiamos ir quando nos apetecesse por não haver cevadouros para todos, eu como disse consigo arranjar o milho sem ter de o comprar mas como se procederia para o gastar quando fosse eu a ir esperar se é que me faço entender (não andar a tratar de cevadouros com o comer conseguido com o meu trabalho para os outro lá irem esperar) , sei que pode parecer individualista e egoista mas por aqui há muitos que não olham para o trabalho que os outros têm a arranjar as coisas, tendo eu a possibilidade de tratar do meu cevadouro e com isso adquirir mais experiência do que só ir esperar prefiro assim. Esse modelo seria óptimo por exemplo para uma reserva aqui mesmo ao lado com tanto senão mais terreno que a nossa mas apenas com 20 e poucos sócios em que basicamente todos são conhecidos e familiares e não com mais de 100 como é o nosso caso.Este é o meu ponto de vista e não chamo para aqui números (€) pois cada um lida com as possibilidades que tem e ninguém tem nada a ver com isso.

Sobre o conselho que me deu de lhe dar uma lua de avanço ao porquito que vai ao meu cevadouro, o sacana já leva é umas quantas de avanço,ainda na lua passada não se fez lá uma única espera, ele não é certo, normalmente passa 2 a 3 vezes por semana pelo cevadouro, outras vezes passa a 50 metros e nem vai ao cevadouro, esta semana já lá foi e entreteu-se bem com o comer, se deus quiser há-de estar guardado para o meu pai para a semana porque eu só posso ir na sexta e os primeiros dias de lua (veja se concorda comigo) são os melhores para se enganar um destes bichos.

Quando diz ao Jmendes para afastar mais o comer entendo que os porcos entrem com mais confiança pois são sítios mais tapados, mas isso também poderá dificultar-lhe a tarefa de os conseguir ver ou atirar ainda para mais visto que ele não tem "ajudas" (miras...), poderá justificar melhor esta opção?

No segundo ponto, concordo de certa maneira, apenas pelo facto de nos primeiros dias a visibilidade ser menor, mas na minha opinião são estes os melhores dias para se esperar(acho que os porcos entram mais confiantes e como gosto de falar nas poucas experiências que já tive, nunca me entrou um porco ao cevadouro com pleno luar, senti-os diversas vezes nesses dias e nunca deram por mim mas não entraram).

No terceiro ponto estou completamente de acordo, visto que os porcos não têm entrada certa, e a carrinha frequentemente passa mesmo ao lado do palanque.No entanto já ouvi muita gente a falar que os porcos dão com o nosso rasto e não entram, para contrariar o primeiro porco que matei neste meu cevadouro veio exactamente pela estrada em que eu vim cerca de 80 metros a pé, passou a 15 metros do palanque onde eu estava e foi para o cevadouro como se não fosse nada, porco de 70 quilos ao qual digo que já não era nenhum inconsciente.

Jmendes aconselho-te mais uma coisa, não vás tarde para o palanque, ali perto há umas silvas e umas estavas valentes que agora com este sol e os vais alagados podem acomodar os porcos, e é como o Gilberto diz não te fartes depressa, eu para mim estabeleci que se estiver bem disposto pelo menos 4 horas de espera tenho que aguentar seja inverno ou verão, depois dessas é conforme a disposição...

Já que estamos numa de fotos este sábado se me lembrar tiro umas fotos ao meu e ao do meu pai para partilhar...

Cumprimentos, Tiago

benelli_crio

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Sex Mar 15, 2013 3:54 pm

Olá Tiago

Antes de mais quero dizer-lhe que é bom tê-lo de volta á nossa “tertúlia”.

Em relação ao que me diz acerca da sua zona de caça versus uma suposta mudança de gestão com o objetivo de algumas melhorias, eu compreendo, respeito e aceito as suas ou as vossas hesitações, no entanto não nos poderemos esquecer que, inúmeras vezes, essas melhorias, se necessárias, se desejadas, convém frisar, têm mesmo que passar pelo rompimento de alguns hábitos enraizados e os intervenientes diretos, no mínimo, saírem temporariamente da sua zona de conforto.

Particularizando um bocadinho, em relação ao que me diz acerca da impossibilidade de todos os sócios poderem fazer esperas no mesmo dia caso fosse implementado um modelo de gestão semelhante ou igual aquele que fiz referência, apenas lhe posso dizer também que, caso isso acontecesse, também não seria sinónimo absoluto de perderem os seus direitos, as suas possibilidades e a proximidade desejada relativamente á modalidade. Mesmo mudando, tudo pode e deve ser ajustado de modo a que as pessoas possam sair minimamente satisfeitas. Agora, como nos disse o Tiago e muito bem, e conhecendo eu um bocadinho a mentalidade das pessoas, não é tarefa fácil, não senhor, e, neste caso particular, se não sentem necessidade de mudanças face a uma melhor rentabilização da modalidade, da própria zona de caça, e se os níveis de satisfação são suficientes para os residentes, resta apenas manterem o modelo vigente e, como é hábito dizermos: “já está e não mexe mais” (risos…).

Para rematar este capítulo, quero dizer-lhe Tiago que esta nossa troca de opiniões, vale o que vale, e que o que lhe digo, não é nem de longe, nem de perto, uma “ciência exata” (risos…). São apenas e tão só opiniões.

No que diz respeito á tal “lua de avanço” que fiz referência e em jeito de desafio (risos…), pode acreditar Tiago que, em quaisquer circunstâncias, se associada a determinadas práticas complementares (também pode não ser necessário… depende de cada caso.), é sempre uma vantagem. Acredite no que lhe digo. O Tiago, na sua ideia, no seu entendimento, e eu acredito, pode já ter dado várias luas de vantagem a esse porco, agora resta saber como deu essa vantagem.

Quando falamos em vantagens neste âmbito, o tempo concedido é sem quaisquer dúvidas o primeiro fator a termos em consideração, o mais valioso e aquele que nunca devemos desperdiçar. Todavia, como lhe disse atrás, para que tenhamos mais certezas no alcance do nosso objetivo, paralelamente ao tempo concedido, e quando o tempo por si só, naturalmente, não nos permite alcançarmos a situação desejada, temos que dar outro passo e que passa por tentarmos tornar reféns os javalis que frequentam os nossos cevadouros. O tempo dá-lhes confiança e o tipo de comida assiduidade…

Não sei se o Tiago o fez, mas inúmeras vezes, dando-lhes apenas a comida tradicional como os demais esperistas da zona, com outros cevadouros por perto e em número considerável, o tempo concedido aos javalis, a um determinado “tipo de javalis”, melhor dizendo, normalmente não chega para os termos ao nosso alcance.

Falando agora do que propus ao JMendes e de um modo muito simplificado, passo então a justificar a minha opinião/opção:

O sítio onde está a comida é muito próximo do palanque e não tem “encosto”, é muito aberto. Assim sendo, a proximidade revela-se inadequada no sentido de que os porcos quando abordam o cevadouro, obrigatoriamente têm que circular muito perto do palanque, do sítio onde está apostada a pessoa. E chegando-se muito perto deste, as possibilidades destes detetarem anomalias (cheiros produzidos por rasto, odor corporal, ruídos produzidos por movimento, etc…) no seu meio natural, aumenta exponencialmente e, as consequências daí advindas, podem ser frustrantes.

Em relação ao aumento da distância onde é colocada a comida relativamente ao palanque, o efeito produzido revela-se exatamente ao invés da situação atrás referida. Mais distância equivale a menos possibilidade de os porcos detetarem o esperista, como é óbvio. Já o local onde é depositada a dita comida, deve ter “encosto”, ou seja: o local escolhido deve ter alguma envolvência vegetal (este acho perfeito…) de modo a que os javalis se aproximem dela o mais possível camuflados ou dissimulados. Isso dá-lhes confiança para avançarem até ela… a céu aberto, tudo se torna mais redutor para eles, para quem espera e, por vezes, “desespera” (risos…).

No que diz respeito á distância versus visibilidade e o efeito produzido aquando do tiro, neste caso concreto, não me parece sinceramente que a distância “proposta” seja demasiada de modo a que, mesmo numa noite mais tapada, o tiro não possa ser eficaz. O JMendes nestas circunstâncias pode e deve apoiar bem a sua caçadeira antes de atirar; pode e deve melhorar o seu sistema de pontaria (giz na fita, ponto de mira branco, etc…) que o contraste dessas terras brancas dar-lhe-ão o resto. O último que o meu falecido e querido Pai matou, foi assim e a sessenta e três passos do cevadouro… caiu seco com uma bala Winchester “cuspida” pela B80.

Pois há quem diga que as noites melhores são as noites escuras; há quem diga que não; eu digo que são todas elas desde que tenhamos feito o trabalho bem feito e tenhamos sobretudo muita paciência e sorte também.

O Tiago pode não acreditar, mas entre outros tantos, este ultimo “bácoro” que matei o mês passado, assim como os navalheiros obtidos na sua zona, todos eles foram mortos através de esperas efetuadas no pico da lua cheia, com céu limpo, sem mira de visão noturna, em cevadouros como esse do JMendes e no chão, isto sem palanques, escadas, paletes ou coisa parecida…

Bom, a conversa vai boa, dava para uma tarde inteira para lhe tentar explicar outras tantas coisas acerca deste maravilhoso e “infinito mundo” mas, para terminar, quero apenas sublinhar mais uma vez que nada disto é exato, é também deveras intuitivo, imprevisto, por isso é maravilhoso.

Abraço.

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Sex Mar 15, 2013 10:34 pm

Hehehe! Expliquem isso a um caçarreta como eu que caça com arco e besta! scratch
Os grandes exemplares não se cobram porque nós queremos, simplesmente acontece!
Bem, com o arco de madeira é a dez metros e eles entram.....
Com o dia a se aproximar,ainda não voltei ao mato para ver o que vai......estou com medo da desilusão! pale

Grande abraço

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Sab Mar 16, 2013 5:59 pm

A desilusão.................. Sad

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  SPEEDS em Sab Mar 16, 2013 11:48 pm

Proxima Lua vou ver se arranjo um buraco para matar o vicio, alguém se oferece? Very Happy

Fiquem descançados que...não acerto em nada, so espanto!

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 17, 2013 12:37 pm

Bom, em relação à distancia a que tenho o meu cevadouro também acho que seja pouca embora não possa afastar muito mais. Nos locais onde o Gilberto propõe a nova colocação acho muito longe para poder apontar a um porco com alguma confiança, nas condições em que caço, sem miras e de espingarda. Julgo que o puderia afastar um pouco mais, possivelmente na mesma linha de tiro mas não mais que 7 ou 8 metros à frente, aliás ele já lá esteve nesse local e foi mudado para este, da mesma forma que o Gilberto sujeriu que se fizesse. Mudamos porque o palanque inicalmente estava previsto ser colocado debaixo do Sobreiro do lado direito mas achamos que neste local estaria melhor, o pinheiro tem um copa maior e em relação à lua este está mais bem posicionado. A carabina há-de vir e aí terei mesmo que o afastar e puderei escolher um desses 2 sítios menos "despidos". Se caçasse como o Manuel, de arco ou besta também não puderia estar muito longe do cevadouro, um pouco mais alto não se perdia nada mas foi o que se pôde arranjar, aliás na minha opinião ter um cevadouro a 60 ou 70 metros do palanque, carabina e uma boa mira, julgo que me vai tirar o prazer que caçando da forma actual possa ter. Não tem nada a ver em termos de emoção... Em relação ao andar a pé os tais 200 metros, talvez não seja a melhor opção ainda que tendo o vento contra, diminbui a probabilidade de me detectarem, julgo eu. Pedir ao guarda que me ponha lá é sempre uma boa opção, nem precisa de me ir buscar porque o carro ficaria a uns 200 ou 300 metros e no fim da espera puderia voltar a pé. Ontem liguei mas a noticia não foi a melhor, deixaram de lá ir outra vez. Parece que a espera vai mesmo ser adiada para uma data mais a frente, esperando que lá voltam no periodo lunar, eles parece que adivinham...

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 12:44 pm

SPEEDS escreveu:Proxima Lua vou ver se arranjo um buraco para matar o vicio, alguém se oferece? Very Happy

Fiquem descançados que...não acerto em nada, so espanto!

Lá mais para a frente..........se houver javalis!

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 12:48 pm

Jmendes escreveu:Bom, em relação à distancia a que tenho o meu cevadouro também acho que seja pouca embora não possa afastar muito mais. Nos locais onde o Gilberto propõe a nova colocação acho muito longe para poder apontar a um porco com alguma confiança, nas condições em que caço, sem miras e de espingarda. Julgo que o puderia afastar um pouco mais, possivelmente na mesma linha de tiro mas não mais que 7 ou 8 metros à frente, aliás ele já lá esteve nesse local e foi mudado para este, da mesma forma que o Gilberto sujeriu que se fizesse. Mudamos porque o palanque inicalmente estava previsto ser colocado debaixo do Sobreiro do lado direito mas achamos que neste local estaria melhor, o pinheiro tem um copa maior e em relação à lua este está mais bem posicionado. A carabina há-de vir e aí terei mesmo que o afastar e puderei escolher um desses 2 sítios menos "despidos". Se caçasse como o Manuel, de arco ou besta também não puderia estar muito longe do cevadouro, um pouco mais alto não se perdia nada mas foi o que se pôde arranjar, aliás na minha opinião ter um cevadouro a 60 ou 70 metros do palanque, carabina e uma boa mira, julgo que me vai tirar o prazer que caçando da forma actual possa ter. Não tem nada a ver em termos de emoção... Em relação ao andar a pé os tais 200 metros, talvez não seja a melhor opção ainda que tendo o vento contra, diminbui a probabilidade de me detectarem, julgo eu. Pedir ao guarda que me ponha lá é sempre uma boa opção, nem precisa de me ir buscar porque o carro ficaria a uns 200 ou 300 metros e no fim da espera puderia voltar a pé. Ontem liguei mas a noticia não foi a melhor, deixaram de lá ir outra vez. Parece que a espera vai mesmo ser adiada para uma data mais a frente, esperando que lá voltam no periodo lunar, eles parece que adivinham...

Eu como estou barrigudo e preguiçoso o estranporte raramente fica a mais de cinquenta metros. Por vezes ao chegarem presentem o veiculo e vão inspeccionar. Mas não passa disso, não receiam os estranportes! Smile

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 17, 2013 1:01 pm

Manuel, eu no seu lugar ia de bicicleta e deixava-a encostada ao palanque. Eu também posso deixar o carro a 20 ou 30 metros do palanque, de preferência do lado esquerdo, mas o carro fica sempre muito à mostra porque tem que ficar à beira do caminho, será que é melhor assim?

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 2:47 pm

Bicicleta=pedalar- nâ me parece! Shocked O saber chegar não é o mais importante, mas sim o saber sair para não comprometer a futuras esperas! O javali é muito difícil de perceber, por vezes ao sentir o nosso cheiro no chão é como se sentissem o diabo, outras vezes seguem-no até ao comedouro e não parecem se preocupar muito com isso. A maioria dos javalis entram sempre pelo mesmo sitio em veredas predefinidas e essas é que temos de estudar nem ligando na maioria das vezes a predominância do vento É isso que tenho sempre em conta para a colocação do palanque. Para muitos esperistas é impensável um palanque a Norte e eu tenho alguns, com bons resultados. Na minha zona a prevalência de entradas é de sudeste e Sudoeste, mas tenho algumas de Norte e Noroeste. portanto levo sempre em conta estes detalhes. Não esquecendo a maneira como eu e alguns dos meus clientes caçam eles vem comer aos nossos pés! O tempo e aprender a ler estes pormenores vai levar-nos a bons resultados, independentemente da arma usada.
Se esse local que apresenta nas fotos fosse na minha zona, respondia-lhe logo que não dava nada por ele, mas como não conheço a realidade da zona, não posso comentar!

Boas esperas e um grande abraço

MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 17, 2013 3:05 pm

Pois acredito que o local que me escolheram não seja o melhor, quer dizer, certamente que os há com melhores condições na ZC, mas os acessos são impossíveis ao meu automóvel. É um local muito aberto? Pois é, mas se a zona em geral for assim isso não significa que os porcos não estranhem tanto? Já agora porque não dava nada por ele? Cada vez mais me convenço que em cada local as querenças, habitos, prós e contras mudam. O que pega, o que gostam, o que não gostam, o que os atrai, os que os repele, tudo muda de local para local. Há que nos adaptarmos ao local onde caçamos e aos habitos dos porcos da zona, coisa que eu ainda não conheço ,mas já vou tendo uma ideia, também pelo que me dizem que por lá resulta ou não. Ali, o principal cuidado que me recomendaram foi mesmo os ventos, mas depois de ter tido um bom navalheiro, que entrou ceguinho de todo, com o vento pela frente e veio a caminhar pelo terreno aberto em direcção ao local por onde eu tinha vindo a pé, já nem sei o que pensar... Tantos cuidados para quê? Isto de exacto não tem é nada! Cada um tem a sua opinião e é sempre diferente das dos outros, uns matam porcos a fumar no palanque, depois de caminharem uns bons metros pelo terreno, dentro do carro, de toda a maneira e feitio, outros têm 1001 cuidados e só apanham é secas.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 4:14 pm

Exacto, por ser muito aberto! Mas tal como disse, cada zona é cada zona! Eu fumo durante as esperas e tenho abatido alguns porcos que entram enquanto estou fumando. Enquanto fumo observo o desenrolar da situação, escolho o alvo e depois de acabar o cigarro, atiro ou não.

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 17, 2013 4:27 pm

Porra tenho que começar a fumar no palanque tá visto, e é ja na próxima! Twisted Evil

Mas ali em redor é tudo muito aberto, que tenha conhecimento não existem muitas manchas de mato que destoem deste local. Por isso digo que eles já não estranham isso, é o tipo que terreno que por lá têm, estão habituados.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 4:41 pm

Este foi dos javalis, mais esquesito a que atirei até hoje!
Ouvi o aproximar do animal, até uns trinta e poucos metros de mim. O barulho que ouvi era de tudo menos de um javali,pensei que era um lobisomem! completamente convencido que não se tratava de um javali, levantei-me para urinar e ajeitar o cu, pois já me doía.
Volto a sentar-me e acendo um cigarro, enquanto desfrutava da tabacada. Ouço um sopro de javali, vindo do local onde tinha ouvido o lobisomem pela última vez, um calafrio correu-me a espinha e disse mal da minha vida! confused Passado um pouco o animal, bem as fotos contam o resto! Very Happy

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 17, 2013 4:48 pm

Mas esse local não é igualmente muito aberto?

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 4:52 pm

Heheh! A última vez que foi limpo foi quando o menino Jesus andou na terra! Very Happy
Para se andar lá só pelas veredas dos pig e a maior parte do tempo é de gatas!

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 5:01 pm

Uma foto para ter uma ideia. Digo-lhe que é quase impenetrável!

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 17, 2013 5:24 pm

Pois, é o que fazia falta lá no Couço. Andam a limpar tudo e talvez por isso os porcos sejam poucos. Eu conheço o tipo de terreno aí da sua zona, não tem nada a ver, daí ter muita bicharada.

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Dom Mar 17, 2013 6:23 pm

manuel cheta escreveu:Exacto, por ser muito aberto! Mas tal como disse, cada zona é cada zona! Eu fumo durante as esperas e tenho abatido alguns porcos que entram enquanto estou fumando. Enquanto fumo observo o desenrolar da situação, escolho o alvo e depois de acabar o cigarro, atiro ou não.

Abraço
MC

Ainda voltando a este assunto, enquanto está a fumar está a apreciar os porcos na maior, e supondo que não esteja a mais de 25-30 metros?

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  girafa em Dom Mar 17, 2013 10:27 pm

Falaram dos carros... conheço malta que em dias de chuva até os mata de dentro dos carros!

girafa

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Dom Mar 17, 2013 11:02 pm

Estes esperei-os com o arco de madeira. Entraram quatro ao cevadouro, enquanto observava os restantes no aceiro. Resolvi atirar a um dos quatro, depois do tiro um fugiu ( o que foi atirado ) os outros três afastaram-se uns quatro metros e ficaram parados. Enquanto um ou outro andava a tentar decifrar o que tinha sido aquele som, aproveitei para colocar outra flecha no arco. então veio-me a ideia de acender um cigarro a ver o que acontecia. Resultado, com o barulho do isqueiro ficaram ainda mais desconfiados, mas continuavam a não saber do que se tratava, até que o fumo lhes chegou as ventas. Sopraram e roncaram, mas não abalaram confused até que acabei por os mandar embora com o som da minha bota no palanque. Estava impaciente para descobrir se o primeiro javali que atirei com arco de madeira tinha quinado! Há e isto com o cevadouro a doze metros da base da escada, os meus pés estavam a 3,5 mt de altura.
Eu adoro fazer experiências e tenho chegado a muita conclusão, mas os javalis são como nós bastante curiosos e uns bastante medrosos e outros não!

Abraço e estamos quase lá!
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  GPinelas em Seg Mar 18, 2013 2:18 pm

Eh eh eh… eu já estava “admirado” que o Manuel Cheta não questionasse, não se pronunciasse sobre a questão das distâncias, sendo ele um arqueiro de gema e dos bons. Contudo, mesmo sabendo que nesta modalidade com distâncias curtas se podem obter resultados excelentes, é o caso nas zonas de caça do Manuel Cheta, penso que, apesar de existirem ou poderem existir determinados fatores comuns em todas as situações, não devemos tomar a “Nuvem por Juno”. Tanto mais, quando comparamos realidades completamente distintas (Saboia versus Couço), quer no comportamento dos javalis, quer dos gestores, quer dos caçadores, etc., etc.. E o Manuel Cheta, caçador/gestor experiente, sabe o que pretendo dizer sobre este capítulo.

É óbvio que todos nós, os mais experientes, os menos experientes ou até os que não têm experiência alguma, podem um dia e numa espera, melhor ou pior armada, cobrarem um javali e até o exemplar da sua vida. Claro que podem e eu já vi isso acontecer. Todavia, penso eu que, quando armamos um cevadouro, não é para cobrarmos eventualmente e acidentalmente um porco, mas sim para que, no tempo, ele funcione como deve de ser e nos permita ter uma constante de sucesso. Este é sempre o mesmo objetivo, a minha intenção face ao ocasional que, embora intrinsecamente relacionado com todas as esperas, não deve ser de todo exponenciado face ao normal compromisso.

Em relação a esta frase do Manuel Cheta, “Os grandes exemplares não se cobram porque nós queremos, simplesmente acontece!”, apesar de perceber perfeitamente o significado da mesma e a intenção do Manuel, tenho por convicção que nada acontece por acaso, logo, eu diria que depende dos contextos em que as esperas que efetuamos são ou estão inseridas. Entre outros exemplos: Se fizermos objetivamente uma espera a um porco para trincarmos (risos…) e inesperadamente aparecer um “barrascão”, eu diria que aconteceu; se fizermos objetivamente uma espera a um “barrascão”, eu diria que aconteceu porque quisemos que assim fosse. Tudo está relacionado com as nossas intenções, logo, as esperas, como costumo dizer, são aquilo que nós quisermos que elas sejam.

Dito isto, é óbvio que cada um de nós tem a sua forma de encarar a caça e, nas esperas, quiçá uma das modalidades de caça mais comprometedoras face ao sucesso, essa forma, esse cunho pessoal, revela-se de maior importância e estará sempre correlacionado com os mais díspares desfechos.

Grande abraço

Gilberto Pinelas
GPinelas

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jmendes em Seg Mar 18, 2013 2:52 pm

Acabei agora de falar com o guarda que lá tinha ido na sexta feira mas estava tudo na mesma, entretanto hoje voltou lá e já havia novamente sinais da presença de porcos, mexeram e comeram alguma coisa mas ainda deixaram. À partida forem 2 que lá andaram. Agora é a parte mais dificil que é seguir o conselho do Gilberto e aguentar até dia 23 EHEHEH.

Será melhor levar uma tabacada? scratch Laughing

Jmendes

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Seg Mar 18, 2013 3:20 pm

Amigo Gilberto, também compreendo! Há quem persiga durante meses um grande num cevadouro e nunca o consiga e numa noite em que ele dispensou o cevadouro a um amigo.....Pummm!
A verdadeira essência é essa, a ilusão e a incerteza!

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  manuel cheta em Seg Mar 18, 2013 3:21 pm

Jmendes escreveu:Acabei agora de falar com o guarda que lá tinha ido na sexta feira mas estava tudo na mesma, entretanto hoje voltou lá e já havia novamente sinais da presença de porcos, mexeram e comeram alguma coisa mas ainda deixaram. À partida forem 2 que lá andaram. Agora é a parte mais dificil que é seguir o conselho do Gilberto e aguentar até dia 23 EHEHEH.

Será melhor levar uma tabacada? scratch Laughing

Use de onça é mais aromático! Very Happy

Abraço
MC

manuel cheta

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 21 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 13 ... 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares